Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Inglês é indispensável para uma carreira profissional bem sucedida

| 20/07/2014 | 00:05

A região de Jundiaí apresenta aumento significativo no número de empresas multinacionais, o que gera muitas oportunidades para a carreira de profissionais e de estudantes universitários. Mas para ter sucesso é preciso estar bem preparado para estas oportunidades. O inglês é fundamental para esse posicionamento. A Optimum Technical Language oferece cursos de idiomas para alavancar a carreira profissional.  

As empresas estão em expansão, estabelecendo relações com parceiros e outras empresas estrangeiras, fazendo com que os funcionários necessitem de outro idioma para o seu dia a dia. Isto permite ao funcionário melhorar desempenho e consequentemente seu salário, além de permitir se posicionar frente ao mercado, agregando valor ao currículo e à carreira.  

Investir no domínio da língua inglesa é investir em si próprio. E no competitivo mercado atual, um inglês específico pode fazer a diferença na disputa por uma vaga. Pesquisa realizada pela Catho em 2013 mostrou que mais de 80% das entrevistas em língua estrangeira são feitas em inglês, mas o estudo revelou que apenas 11% dos profissionais conseguem se comunicar sem dificuldades, e destes, somente 3% falam o idioma fluentemente.

Como o inglês já se tornou peça-chave para sucesso do profissional moderno, o aprendizado deve atender à dinâmica do mercado no qual ele está inserido. A maior parte das pessoas sai dos cursos de inglês demonstrando pouca aplicabilidade do idioma, não conseguindo utilizar o inglês como uma ferramenta de crescimento profissional. O problema está na abordagem em ensinar sobre a língua e não na preocupação em ensinar como aprendê-la a se tornar fluente. Isto exige foco e aplicabilidade ao cotidiano. 

Para estimular o aprendizado, é importante tornar o processo de aprendizado rápido, eficaz e prazeroso, independentemente do nível do aluno. A abordagem seletiva traz o contexto da realidade profissional para a aula, o que eleva a motivação e acelera a dinâmica do processo de aprendizagem. 

A abordagem seletiva está ligada à “audição seletiva” do conceito de CBI – Content Based Instruction (Instrução com base em conteúdo) e CLIL – Content and Language Integrated Learning (aprendizado de conteúdo e linguagem integrados). Os alunos que ouvem assuntos relacionados a temas do seu interesse aprendem mais rápido do que aqueles que ouvem informações isoladas.

Por exemplo o curso de inglês para a área da Saúde. Se as aulas forem contextualizadas em outro idioma mas relacionado ao assunto, o desempenho é otimizado. Com a utilização do sistema para Optimum Technical Language, a aprendizagem é favorecida. 


Link original: https://www.jj.com.br/empregos-e-concursos/ingles-e-indispensavel-para-uma-carreira-profissional-bem-sucedida/
Desenvolvido por CIJUN