Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Puxado por serviços, Brasil cria 101,4 mil vagas de trabalho

| 11/09/2014 | 17:01

O Brasil registrou a criação de 101,4 mil vagas de trabalho com carteira assinada no mês de agosto, informou nesta quinta-feira (11) o Ministério do Trabalho. O resultado é o menor para o mês desde agosto de 2012.
O setor de serviços deu fôlego à criação de vagas em agosto, com 71,3 mil novos postos. O setor de comércio veio em seguida, responsável por 40,6 mil novas vagas no mês.

Agosto é tradicionalmente um mês aquecido para esses setores, que já estão contratando com vistas aos negócios e vendas de fim de ano.
O saldo de criação de vagas foi 20,5% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o país criou 127,6 mil postos de trabalho.
Para visualizar o infográfico que acompanha essa reportagem, é preciso baixar o Flash Player.

Mesmo assim, foi um dado tido como positivo pelo governo, que amargava quedas no nível de contratação desde maio.
De janeiro a agosto, foram gerados 751,5 mil vagas de emprego formais. Nesse mesmo período no ano passado, esse resultado foi de 1,1 milhão. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O Nordeste foi a região que mais empregou em agosto, em números absolutos -foram 42,1 mil novos postos. Em seguida, veio a região Sudeste, com a criação de 32,6 mil vagas formais de emprego.
O ministro Manoel Dias (Trabalho) afirmou que há um “pessimismo” na economia, mas que a despeito disso o Brasil está criando vagas como nenhum outro país. Ele admitiu que há problemas a serem enfrentados, grande parte deles decorrentes da crise internacional.

“Não podemos resolver em 12 anos o que se deixou de fazer em 500. A crise não foi gerada por nós. Apesar da crise, somos país campeão da geração de emprego e manutenção de salário acima da inflação”, afirmou.
“Apesar de toda essa campanha pessimista, de criar uma imagem de que o país está quebrado, que domina a economia brasileira, o país gera emprego”, completou.


Link original: https://www.jj.com.br/empregos-e-concursos/puxado-por-servicos-brasil-cria-1014-mil-vagas-de-trabalho/
Desenvolvido por CIJUN