Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Saiba como se sair bem na entrevista de emprego

| 11/05/2014 | 16:10

Entrevistas de trabalho têm o poder de deixar qualquer candidato apreensivo. Porém, com algumas técnicas, é possível driblar a ansiedade e usar esta etapa como aliada na busca por uma posição no mercado. A Luandre, consultoria de recursos humanos com experiência de mais de 40 anos de mercado, indica os oito pontos cruciais, alinhados às principais tendências de seleção, para auxiliar no preparo e na condução desse momento decisivo.

1 – Pesquise a empresa
Dias antes, procure na internet ou com conhecidos informações sobre a empresa – sua política interna, posicionamento de mercado e projetos em desenvolvimento. Além disso, é importante recolher informações sobre a vaga almejada. “Isso conta muitos pontos na entrevista e demonstra interesse na posição”, explica Andreia Santos, consultora de recursos humanos da Luandre.

2 – Prepare um roteiro
Para evitar brancos, pense nos pontos positivos que gostaria de ressaltar e os organize. O intuito é oferecer uma apresentação breve, que mostre o que você pode oferecer à empresa. Mas, atenção: encher-se de elogios pode atrapalhar mais do que ajudar. “É importante incluir os pontos negativos também, porque ninguém é perfeito, e isso pode gerar desconfiança no profissional que está conduzindo a entrevista”, orienta Andreia Santos. Não se esqueça de incluir um agradecimento no final pela oportunidade.

3 – Leia mais jornais
Conhecer seu ramo de atuação é essencial, mas não é tudo! “Em várias etapas do processo seletivo o conhecimento sobre informações gerais que cercam o cotidiano podem ser diferenciais positivos para a decisão final do recrutador”, conta Angelina Vinci, gerente de recursos humanos da Luandre. Isso não quer dizer que é preciso saber tudo sobre a política da França, por exemplo, mas vale-se munir das principais manchetes dos jornais e acompanhar os portais de notícias. “Mostrar conhecimento e entendimento em temas atuais é um diferencial significativo aos olhos do empregador”, completa Angelina.


Link original: https://www.jj.com.br/empregos-e-concursos/saiba-como-se-sair-bem-na-entrevista-de-emprego/
Desenvolvido por CIJUN