Acervo

Crianças já estão sendo vacinadas contra hepatite A em São Paulo


2014-09-17_09-36-06_1
Crédito: Reprodução/Internet

Crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos já estão sendo vacinadas contra a hepatite A nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. A meta é imunizar três milhões de crianças. No estado de São Paulo, cerca de 616 mil crianças devem ser vacinadas.

O Ministério da Saúde investiu R$ 111,1 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina. Para 2014, os estados e municípios receberão 2,7 milhões de doses da vacina. O restante será usado em 2015. O estado de São Paulo recebeu até o momento 504 mil doses da vacina.

As doses para o início da vacinação já foram enviadas para todas as secretarias estaduais de saúde, assim como os materiais instrucionais para a correta aplicação na população-alvo.

A vacina contra a hepatite A é segura e, praticamente, isenta de reações adversas. Como em qualquer outra vacina, podem ocorrer alguns efeitos, como inchaço no local da aplicação e vermelhidão, ou outras reações generalizadas, como fraqueza, cansaço, febre e dores no corpo.

Doença - A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante). A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.


Notícias relevantes: