Esportes

Champions anuncia novo formato

Agora serão 36 equipes participantes, sem a fase de grupos de oito chaves e quatro times


DIVULGAÇÃO
Ao todo, a Champions League terá 100 jogos a mais na temporada 2024
Crédito: DIVULGAÇÃO

Um dia depois da bomba da criação da Superliga europeia de clubes, a Uefa realizou nesta segunda-feira uma reunião de seu Comitê Executivo. No encontro foram ratificados os novos formatos das competições europeias de clubes a partir de 2024, com destaque para a Liga dos Campeões.

A Champions League vai mudar de tamanho: de 32 para 36 equipes participantes, sem a tradicional fase de grupos de oito chaves e quatro times. A competição passará a adotar um formato tradicional de liga, neste caso chamado de "modelo suíço".

Cada time terá um mínimo de 10 jogos de liga (cinco em casa, cinco fora), contra 10 oponentes diferentes. Os oito melhores classificados na fase inicial se garantirão diretamente no mata-mata. Os times que terminarem entre a nona e a 24ª posição na tabela geral vão encarar um playoff. E os 16 "sobreviventes" disputarão às oitavas de final.

O mesmo formato será aplicado na Liga Europa (mínimo de oito partidas de liga) e na nova Europa Conference League (seis partidas). Ainda será discutido se essas duas competições serão também expandidas para 36 equipes.

Com as novas regras, a Liga dos Campeões passará a ter 225 jogos, ou seja, 100 a mais do que os atuais 125. Mais jogos, mais dinheiro.

(Das agências)

 


Notícias relevantes: