Esportes

Palmeiras vence Santo André e se mantém vivo na briga pela classificação do grupo

Com a vitória na noite deste domingo (2), o Verdão fica a três pontos do Novorizontino e esquenta a disputa pelo mata-mata


Divulgação
Gustavo Scarpa
Crédito: Divulgação

O Palmeiras ganhou do Santo André na noite deste domingo (2), por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista de 2021. Com gol de Gustava Scarpa, o Verdão segue vivo na busca pela classificação do mata-mata.


Uma das novidades da escalação da equipe alviverde, além de muitos jogadores da base, foi a presença do goleiro Jailson, em seu primeiro jogo como titular na temporada.


Essa partida foi a 44ª vez em que o Santo André e Palmeiras se enfrentaram, até então, o Verdão tinha 22 vitórias, 14 empates e apenas 7 derrotas para a equipe do ABC Paulista. O último confronto ocorreu no Paulistão do ano passado, pelas quartas de final, com vitória palmeirense.


Diferente do usual, a partida não foi realizada no estádio Bruno José Daniel, casa do Santo André. Com o gramado passando por reformas para se tornar artificial, o jogo aconteceu no Canindé, casa da Portuguesa.

 

O jogo

O jogo começou morno, com as duas equipes estudando o adversário e evitando se arriscar muito, as jogadas ficaram concentradas no meio de campo. O Palmeiras procurou sair com a bola nos pés, enquanto o Santo André fazia marcação alta para tentar evitar essa saída.


Com o passar do tempo, o Verdão continuou tocando a bola, mas sem objetividade, enquanto o Santo André apertava a marcação e tentava jogar no contra-ataque. O time alviverde se mostrou visivelmente desacostumado com a formação de três zagueiros e cinco jogadores no meio de campo. Já o Ramalhão estava bem entrosado e esperando por um vacilo da equipe paulistana. Porém, aos 20 minutos, o Palmeiras abriu o placar com Gustavo Scarpa. Em jogada “feia”, com disputas aéreas, a bola acabou sobrando para o Scarpa que, mesmo marcado, conseguiu conduzir a bola até a grande área e chutar firme sem chances para o goleiro Fernando Henrique, ex-Fluminense. Foi o segundo gol do meia na temporada.


Após o gol, o jogo voltou a ficar morno, com as duas equipes tendo dificuldades de realizar suas estratégias. O Verdão deu uma diminuída em seus ataques rápidos, por causa da forte marcação do Ramalhão, que conseguia subir com perigo à área do Jailson.


O Palmeiras foi se reencontrando em campo e com a bola nos pés, foi envolvendo a equipe do ABC Paulista, que demonstrou muitas dificuldades técnicas durante a partida. Mas apesar da troca de passes no campo do adversário, o Verdão não conseguiu ampliar o resultado.

 

Segundo tempo

A segunda etapa da partida começou em um bom ritmo, com as duas equipes mais soltas e procurando um jogo vertical. O Palmeiras continuou com maior posse de bola e sendo mais perigoso no ataque, enquanto sua defesa segurava as boas investidas do Ramalhão.


Apesar de um início promissor, o placar seguiu zerado para o Santo André graças a boa atuação do goleiro Jailson, que salvou a equipe alviverde em ótimas jogadas de ataque do time do ABC Paulista, enquanto o Palmeiras voltava a ter dificuldades em atacar.


Da metade para o final da partida, o jogo voltou a ficar morno e o cansaço bateu para ambas as equipes. Jailson foi o nome do jogo no segundo tempo, fazendo boas defesas e garantindo os três pontos fora de casa.


Com a vitória, combinado com a derrota do Novorizontino para o Guarani, o Verdão se mantém vivo na competição, com 15 pontos, três a menos que a equipe de Novo Horizonte. Na próxima rodada, na quinta-feira (6), o Palmeiras recebe o Santos no Allianz Parque, mas antes, na terça-feira (4), a equipe alviverde viaja à Argentina para enfrentar o Defensa y Justicia pela terceira rodada da Copa Libertadores da América.


Notícias relevantes: