Esportes

Fórmula 1 apresenta carro para 2022


DIvulgação
Fórmula 1 tenta equilibrar confrontos individuais com novas medidas
Crédito: DIvulgação

Após fotos vazarem horas antes do lançamento, a F1 apresentou de forma oficial, nesta quinta-feira, o carro da temporada 2022, que marca o início de uma nova era na principal categoria do automobilismo. A cerimônia foi realizada em vídeo e teve a participação de figuras importantes da FIA, da F1 e também dos pilotos.

O modelo deveria ter sido introduzido em 2021, mas houve o adiamento para 2022 por causa da pandemia. O novo carro possui asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e pequenas aletas cobrindo os pneus, além de um design completamente novo da asa traseira. Vale ressaltar que os carros devem mudar um pouco após desenvolvimento das equipes, que vão explorar o máximo possível das brechas no regulamento.

Uma das novidades do regulamento técnico a vigorar a partir da temporada de 2022 será a volta do conceito de efeito-solo, no qual a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho, e não pelas asas e demais apêndices. O objetivo é que os carros possam seguir uns aos outros nas curvas, o que proporcionaria mais disputas nas corridas.

Estima-se que hoje os carros percam de 45% e 50% da pressão aerodinâmica quando estão próximos de outro carro, e, com a nova concepção, essa perda passe a ser de 5% a 10%.


Notícias relevantes: