Esportes

Brasil terá maior delegação de sua história em Tóquio

Olimpíada Ao todo, 301 brasileiros estão confirmados nos jogos que começam na próxima quinta-feira


JONNE RORIZ
O Time Brasil já tem 140 atletas treinando no Japão para os jogos que começam na próxima quinta-feira
Crédito: JONNE RORIZ

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) bateu o martelo quanto ao total de inscritos para os Jogos de Tóquio (Japão): 301 atletas em 35 das 50 modalidades disputadas nos Jogos. O anúncio foi feito durante coletiva virtual nesta terça-feira (13), a dez dias da abertura dos Jogos, direto da capital japonesa.

O Time Brasil, com 140 mulheres e 161 homens, já é o maior contingente enviado pelo país a uma edição da Olimpíada no exterior. Serão 174 estreantes na edição japonesa, e 31 medalhistas olímpicos (18 deles campeões em suas modalidades).

O COB manteve na lista de inscritos a atleta gaúcha Fernanda Borges,de 32 anos, do lançamento de disco, que cumpre suspensão provisória por doping. De acordo com Jorge Bichara, sub-chefe da missão em Tóquio, a entidade brasileira aguarda o resultado do julgamento, previsto para a próxima semana.

"Não devemos atuar com algum tipo de preconceito em relação ao caso. Ela está respondendo e tem toda a possibilidade de defesa, nós optamos, como era possível dentro das regras da Federação Internacional, inscrevê-la dentro da competição. Porém, ela só virá para Tóquio em caso de absolvição e suspensão da pena", esclareceu Bichara.

Ao todo, 79 atletas do país - nove modalidades - já desembarcaram no Japão, mas ainda não seguiram para a Vila Olímpica, aberta oficialmente hoje (13). O local receberá cerca de 11 mil atletas provenientes de 206 países, entre eles o Brasil. O paulista João Victor Marcari Oliva, do hipismo de adestramento, será o primeiro atleta do país a se hospedar na Vila Olímpica, já na quinta (15). Por enquanto, os atletas as equipes estão distribuídas por cinco cidades japonesas: Ota, Hamamatsu, Enoshima, Sagamihara e Nagato.

Boa parte dos atletas brasileiros já chegou em Tóquio.


Notícias relevantes: