Esportes

GP da Inglaterra: Verstappen sai vitorioso em corrida classificatória e leva pole

Conquista, porém, será computada como pole position para a corrida do domingo e não como vitória


Divulgação
GP da Inglaterra: Verstappen vence corrida classificatória e leva pole
Crédito: Divulgação

Dando sequência a boa fase na Fórmula 1 em 2021, Max Verstappen venceu a inaugural corrida classificatória do GP da Inglaterra, neste sábado, e largará da pole position da prova do domingo. Esta é a quinta vez que o piloto da RBR vai partir da ponta no atual campeonato e a quarta consecutiva, desde o GP da França. Lewis Hamilton, com 1s7 de desvantagem para o rival na disputa, chegou na segunda colocação e larga ao lado do holandês neste domingo. Valtteri Bottas ficou com o terceiro lugar.

Com a conquista, Verstappen ganha três pontos extras. Hamilton recebe dois, e Bottas, um ponto. A disputa não teve pódio, celebração reservada para a corrida do domingo, mas o holandês da RBR recebeu uma coroa de flores, em alusão à tradição dos primeiros anos da categoria, e desfilou diante do público em um caminhão aberto com a dupla da Mercedes.

A disputa, uma corrida curta de 30 minutos, substituiu o tradicional formato de classificação para a prova do domingo. Nesta configuração, o fim de semana conta com dois treinos livres, uma classificação de três segmentos na sexta para definir as posições da prova classificatória do sábado e a corrida principal, no domingo.

Mais rápido na classificação de três segmentos que definiu as posições iniciais da prova classificatória na sexta-feira, Hamilton perdeu a liderança para Verstappen ainda na largada e não conseguiu alcançar o rival na 17 voltas seguintes. Atrás dele, Bottas e Charles Leclerc, da Ferrari, mantiveram suas posições, em terceiro e quarto, respectivamente.

Lando Norris, que largou de sexto, completa as cinco primeiras posições seguido do colega de equipe na McLaren, Daniel Ricciardo. Oitavo na classificação da sexta, George Russell mais uma vez partirá entre os dez primeiros no domingo, classificado em nono atrás de Fernando Alonso e Sebastian Vettel, e à frente de Esteban Ocon.

Com a pole, Verstappen aumentou sua vantagem na liderança do campeonato sobre Hamilton de 32 para 33 pontos, somando 185 ao todo. Bottas permanece em quinto, com 93. No Mundial de Equipes, a RBR continua líder com 44 pontos a mais que a Mercedes, anotando 289 pontos.


Notícias relevantes: