Esportes

Premier League decide não liberar convocados

DATA FIFA Ao todo, 60 jogadores foram impedidos de defender suas seleções, incluindo nove brasileiros


Divulgação
Destaque da Olimpíada, Richarlison ficará de fora dos próximos jogos da Seleção principal pelas Eliminatórias
Crédito: Divulgação

Liga que organiza o Campeonato Inglês, a Premier League divulgou comunicado na tarde desta terça-feira informando sobre a decisão de não liberar jogadores convocados para seleções que vão disputar partidas em países da "lista vermelha" do Reino Unido (risco de contaminação por covid-19).

A medida, apoiada de forma unânime pelos clubes que disputam a Premier League, afetará 60 jogadores de 19 times ingleses diferentes. Esses atletas têm viagens previstas para 26 países fora do Reino Unido na próxima data Fifa, em setembro. Esse é o caso de nove convocados da seleção brasileira para os próximos jogos pelas eliminatórias sul-americanas, contra Chile, Argentina e Peru.

De acordo com as orientações do governo britânico, se a pessoa esteve em um país ou território que faz parte da "lista vermelha", mesmo que ela esteja totalmente imunizada, ela só terá a entrada no Reino Unido permitida se for britânica ou irlandesa, ou tiver os direitos de residência. O indivíduo também tem que apresentar teste negativo de covid-19 antes de embarcar e cumprir quarentena após chegar, com mais dois exames de coronavírus a fazer.

A decisão da liga inglesa também cita a atual posição da Fifa de não ampliar a exceção de liberação temporária para jogadores que devem ficar em quarentena ao retornar do serviço internacional.

"Extensas discussões foram realizados com a federação de futebol inglês (FA) e o governo para encontrar uma solução, mas por causa das preocupações com a saúde pública no que diz respeito a viajantes oriundos de países da lista vermelha, nenhuma exceção foi garantida", afirmou a Premier League, em nota.

A liga do Campeonato Inglês alega que se os jogadores tiverem que cumprir quarentena na volta, não só o bem-estar deles como a condição física seriam "significativamente impactados".

Brasileiros na Inglaterra

Entre os convocados para a Seleção Brasileira estão:

Chelsea: Thiago Silva

Everton: Richarlison

Leeds: Raphinha

Liverpool: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino

Manchester City: Ederson e Gabriel Jesus

Manchester United: Fred


Notícias relevantes: