Esportes

Palmeiras e Flamengo vão em busca do tri continental

LIBERTADORES Uma final 100% brasileira coloca frente a frente dois clubes que podem fazer história


Divulgação
O Flamengo tem levado vantagem no confronto direto e não perde para o Palmeiras há 9 jogos, desde 2018
Crédito: Divulgação

A final da Conmebol Libertadores de 2021 está definida. Após garantir sua classificação nesta quarta-feira (29), contra o Barcelona-EQU, o Flamengo confirmou seu lugar na decisão contra o Palmeiras, marcada para 27 de novembro, quando o Estádio Centenário, de Montevidéu, conhecerá o novo dono da América.

Não bastasse o tão sonhado título, o vencedor desta edição entrará para um seletíssimo grupo entre os clubes brasileiros: daqueles que já conquistaram três vezes a América, e que contam atualmente com Grêmio, Santos e São Paulo.

Comandado justamente por Renato Gaúcho, o clube de Porto Alegre foi o último a entrar no hall dos 'tri' da Libertadores. Após vencer o Lanús, da Argentina, o Imortal faturou sua trinca de taças da competição, se somando às conquistas de 1983 e 1995, alcançadas contra Peñarol (URU) e Atlético Nacional (COL), respectivamente.

O primeiro gigante brasileiro a conquistar três vezes a maior competição do Continente foi o São Paulo. Campeão em 1992 e 1993 sob o comando de Telê Santana, o Tricolor do Morumbi superou Newell's Old Boys (ARG) e Universidad Católica (CHI) para chegar ao lugar mais alto da América. A terceira taça foi levantada em 2005, quando os paulistas golearam na final o Athletico-PR.

Quem fecha o grupo dos tricampeões de Libertadores (até a final em Montevidéu) é o Santos. Após derrotar Peñarol (1962) e Boca Juniors (1963) com ninguém menos do que Pelé dentro de campo, o Peixe voltou a conquistar a América em 2011, novamente contra o adversário uruguaio do primeiro título, mas naquele ano comandado por Neymar.

Abel Ferreira disputará em menos de um ano sua segunda final de Copa Libertadores pelo Palmeiras. Campeão na edição passada, o técnico se mantém com campanha perfeita nos mata-matas deste ano e vai defender o título no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, contra o Flamengo.

Com apenas 90 jogos da comissão técnica portuguesa no Verdão, Abel já se tornou o segundo comandante com mais vitórias pelo clube na competição (13), empatado com Vanderlei Luxemburgo e só atrás de Luiz Felipe Scolari (23).


Notícias relevantes: