Esportes

Fifa divulga lista dos 30 finalistas a melhor do ano

BOLA DE OURO Neymar e Éderson são os únicos brasileiros, além de Jorginhho, naturalizado italiano


d
d
Crédito: d

A revista "France Football" divulgou nesta sexta-feira a lista dos 30 finalistas ao tradicional prêmio Bola de Ouro, depois da votação de 180 jornalistas internacionais. O troféu será entregue no dia 29 de novembro, em cerimônia no Théâtre du Chatelet, teatro de Paris.

Os dois brasileiros na briga são o atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, e o volante Jorginho, do Chelsea, naturalizado italiano e campeão da última Champions League e da Eurocopa-2020.

Não houve Ballon D'Or no ano passado devido à pandemia da covid-19. O jovem espanhol Pedri, do Barcelona, também concorre ao título de melhor jogador sub-21, assim como aconteceu com o francês Mbappé em 2018. E o italiano Donnarumma participa no mesmo ano da disputa específica entre os goleiros pelo Troféu Yashin.

Dos 30 nomes relacionados, 14 atuam hoje em clubes da Inglaterra, incluindo os recém-contratados Cristiano Ronaldo, pelo Manchester United, e Romelu Lukaku, pelo Chelsea. Os times com o maior número de representantes são Manchester City e Chelsea, finalistas da última Liga dos Campeões, com cinco cada.

Goleiros

Na disputa entre os goleirtos, apenas o brasileiro Ederson, do Manchester City e da Seleção, está entre os 10 indicados. Alisson, do Liverpool ficou de fora. O troféu será entregue no dia 29 de novembro, em cerimônia no Théâtre du Chatelet, teatro em Paris.

Ederson disputará o troféu com nomes de peso, como Donnarumma, eleito o craque da Euro 2020 e recém-contratado pelo PSG, e Mendy, arqueiro do Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões.

Os outros candidatos são Courtois (Real Madrid e Bélgica), Kasper Schmeichel (Leicester e Dinamarca), Navas (PSG e Costa Rica), Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina), Neuer (Bayern de Munique e Alemanha), Oblak (Atlético de Madrid e Eslovênia) e Handanovic (Inter de Milão e Eslovênia).


Notícias relevantes: