Esportes

Basquete 3x3 do Brasil é vice no AmeriCup no masculino e no feminino


Basquete 3x3 do Brasil é vice no AmeriCup no masculino e no feminino
Crédito: Reprodução/Internet

As seleções brasileiras masculina e feminina de basquete 3x3 conquistaram, neste domingo (14), o vice-campeonato da AmeriCup, a Copa América da modalidade, disputada em Miami (Estados Unidos). Em ambas as finais, as equipes foram superadas pelos favoritos anfitriões. O segundo lugar, nos dois gêneros, garantiu vaga para o Brasil na Copa do Mundo do ano que vem, na Antuérpia (Bélgica).

A primeira decisão foi a feminina. A equipe composta por Vitória Marcelino, Lays da Silva, Vanessa Sassá e Thayná Silva foi superada pelas norte-americanas por 21 a 9. A partida encerrou pouco antes dos dez minutos regulamentares (ocorre quando um dos times chega a 21 pontos). Thayná foi a principal jogadora brasileira na final, com quatro pontos.

A campanha do Brasil até a decisão foi perfeita. Na primeira fase, a seleção passou por Guatemala (21 a 12) e República Dominicana (21 a 14). Nas quartas de final, cravou 21 a 8 na Argentina. Na semifinal, derrotou o Canadá por 20 a 13.

A final masculina foi equilibrada na maior parte do tempo, com trocas de liderança no placar. Restando quatro minutos para o fim, quando os EUA venciam por 14 a 13, o Brasil cometeu a sexta falta. A partir daí, os norte-americanos teriam direito a um lance livre a cada nova infração brasileira. Os anfitriões tomaram o controle e fecharam o duelo em 21 a 15.

A trajetória dos homens iniciou com vitória por 22 a 12 sobre o Chile. Na sequência, o Brasil venceu a Jamaica por 20 a 15. Nas quartas, a vítima foi o México: 20 a 12. Mesmo placar do triunfo para cima da República Dominicana, na semifinal. A equipe nos EUA foi formada por André Ferros, Jefferson Socas, William Weihermann e Léo Branquinho.


Notícias relevantes: