Esportes

RB Bragantino chega à final da Sul-Americana


Ari Ferreira/RB Bragantino
O RB Bragantino disputará a final da Sul-Americana em Montevidéu
Crédito: Ari Ferreira/RB Bragantino

Neste sábado, às 17h, o Red Bull Bragantino vai enfrentar o Athletico pela final da Copa Sul-Americana. O clube de Bragança Paulista chega ao Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, depois de trilhar um caminho que começou na cogitação do fim. O Bragantino foi o time escolhido pela multinacional de energéticos em 2019, após 11 anos do Red Bull Brasil, que vivera de forma morna, sem títulos de expressão.

O RB Bragantino, por sua vez, pode se tornar uma potência do futebol sul-americano, é o primeiro clube de futebol da empresa a chegar a uma final continental.

No primeiro ano de RB Bragantino, na Série B do Brasileiro, mesmo que de maneira não oficial e ainda chamado apenas de Bragantino, conseguiu o acesso para a elite nacional. A denominação Red Bull Bragantino passou a valer no início de 2020.

A Red Bull tem outros cinco clubes, um da Alemanha e um da Áustria, ambos na Champions, um dos EUA e um em Gana. Também mantém o Red Bull Brasil, que funciona como reserva do Bragantino, e um outro na Áustria com a mesma função.

O que foi planejado a partir da compra do clube do interior paulista, até agora, deu certo. O projeto era subir para a Série A em 2019 e, na temporada seguinte, se classificar para a Sul-Americana. Com o título no Uruguai, a vaga na próxima Libertadores estará assegurada. O mesmo pode acontecer caso termine entre os seis primeiros no Brasileiro -hoje está em 4º.

(FP)


Notícias relevantes: