Esportes

São Paulo encara reta final após série invicta


Divulgação
São Paulo encara o Athetico na busca pelos pontos do Brasileirão
Crédito: Divulgação

São Paulo se prepara para mais uma sequência de jogos que definirão a permanência ou não do time na chamada elite do futebol brasileiro. O time enfrentará nas próximas quatro partidas adversários diretos na briga contra o rebaixamento.

À época comandado por Hernán Crespo, o São Paulo somou dez pontos —de 12 possíveis— diante de Athletico, Sport, Juventude e Grêmio, rivais nas próximas quatro partidas. O ponto de otimismo é que apenas o jogo contra o Grêmio foi no Morumbi. Todos os outros foram como visitante. Agora, serão três partidas com o apoio da torcida são-paulina, enquanto os gremistas, por enquanto, jogam com os portões vazios, depois de liminar do STJD.

O São Paulo está na 14ª posição do Brasileirão com 41 pontos, o mesmo número do Athletico, seu rival de amanhã, às 21h30 (de Brasília). Uma vitória no Morumbi não apenas daria um respiro na luta contra o rebaixamento como deixaria o rival paranaense, que vai para campo quatro dias depois da conquista da Copa Sul-Americana, em situação pior na tabela.

Rival do fim de semana, o Sport vive uma situação de completo desespero. A equipe já fez 34 partidas e soma apenas 33 pontos, seis a menos que o Juventude, primeiro time fora da zona de rebaixamento e que jogou 33 jogos. Dependendo de uma combinação de resultados, o clube pernambucano pode ser rebaixado em caso de derrota no Morumbi. 

Com os quatro rivais diretos pela frente, o São Paulo pode ter sua situação resolvida positivamente nas próximas duas rodadas. Vitórias contra Athletico e Sport em casa levariam a equipe aos 47 pontos, dois a mais que os tradicionais 45 pontos previstos pelos clubes para escaparem da segunda divisão.

Em entrevista coletiva recente, o técnico Rogério Ceni alertou pela possibilidade de 45 pontos não serem suficientes neste ano para evitar a queda. Seria a repetição do Brasileirão de 2009, na única vez em que um time fez 45 pontos e mesmo assim foi rebaixado: o Coritiba.


Notícias relevantes: