Esportes

Copa do Mundo: representante da América do Sul enfrentará seleção da Ásia na repescagem

Fifa sorteia chaveamento e também define confronto entre representantes da Oceania e da América Central e do Norte. Jogos únicos serão realizados no Catar nos dias 13 e 14 de 2022


Divulgação
Copa do Mundo: representante da América do Sul enfrentará seleção da Ásia na repescagem
Crédito: Divulgação

No mesmo dia em que definiu os confrontos das seleções europeias que ainda brigam por vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Fifa também realizou o sorteio da repescagem continental, com jogos que serão realizados nos dias 13 e 14 de junho do ano que vem.

Houve mudança no formato. Seguem sendo quatro países disputando duas vagas, mas não haverá mais os tradicionais jogos de ida e volta. Os representantes de América do Sul, América Central e do Norte, Ásia e Oceania se enfrentarão em partidas únicas em um campo neutro, justamente no país-sede. Veja como ficou o chaveamento:

- América do Sul x Ásia
- América Central e do Norte x Oceania

O Peru atualmente ocupa a quinta posição nas eliminatórias da Conmebol, que tem apenas dois representantes já garantidos: Brasil e Argentina. No momento, Equador e Colômbia estão dentro do grupo que avança direto, mas Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai também estão vivos na disputa.

Nas eliminatórias asiáticas, os terceiros colocados dos grupos da terceira fase ainda se enfrentam para saber quem vai disputar a repescagem. Hoje, esse confronto seria entre Emirados Árabes (grupo A) e Austrália (grupo B). Estariam classificadas de forma direta Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão, mas ainda restam quatro rodadas.

Pela Concacaf, a seleção do Panamá, quarta colocada, hoje estaria na repescagem. Estreante em 2018, o país possui a mesma pontuação do México, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. Canadá e Estados Unidos ocupam as primeiras posições. Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras possuem chances remotas a seis rodadas do fim da disputa.

Por conta de adiamentos causados pela pandemia de Covid-19, as eliminatórias da Oceania ainda nem começaram a ser disputadas. A previsão é de que aconteçam em março de 2022, no Catar, funcionando como evento-teste. São 11 países em busca da vaga: Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Fiji, Vanuatu, Papua Nova-Guiné, Samoa Americana, Samoa, Tonga e Ilhas Cook.

A Copa do Mundo do Catar tem início marcado para o dia 21 de novembro de 2022. A final acontece no dia 18 de dezembro.


Notícias relevantes: