Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Árbitros encerram pré-temporada

DA REDAÇÃO | 15/12/2019 | 09:15

Ao todo, 40 árbitros e assistentes que vão atuar no Paulistão A3 2020 encerraram ontem (12), em Águas de Lindóia, a pré-temporada especial realizada pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Ao longo de cinco dias, os 16 árbitros e 24 assistentes se concentraram em um hotel, onde participaram de treinamentos físicos em campo, palestras sobre regras do jogo e conduta fora das quatro linhas.

Os profissionais participaram de palestras com Paulo Schimitt, membro da Comissão de Integridade da FPF, e com Margarete Barreto, corregedora interina e coordenadora pedagógica da escola de árbitros da FPF.

Também foram aplicadas orientações sobre conduta em redes sociais, leitura de jogo, faltas táticas, além de testes e treinos complementares.

Os árbitros e também os assistentes passaram também por situações de disputas de lance, controle de jogo, trabalho em equipe e controle da área penal.

Na quinta (12), os profissionais tiveram um aprofundamento sobre o VAR, o Árbitro Assistente de Vídeo. O Paulistão A3 vai começar no dia 25 de janeiro.

Ana Paula de Oliveira

A Federação Paulista anunciou na sexta-feira (13) que pela primeira vez terá uma mulher no comando da arbitragem estadual.

A ex-assistente Ana Paula Oliveira é a nova presidente da comissão de arbitragem da entidade e terá a função de organizar e desenvolver o segmento no âmbito estadual. O antigo ocupante do cargo, Dionísio Roberto Domingos, deixou a FPF.

Aos 41 anos, Ana Paula tem experiência de mais de 20 anos no futebol. O ingresso dela na FPF foi em 1998. Depois disso, trabalhou como assistente em três finais do Campeonato Paulista, além de ter no currículo jogos da Copa Libertadores, da Copa Sul-Americana e do torneio olímpico dos Jogos de Atenas-2004. Ana Paula integrou o departamento da arbitragem da CBF entre 2014 e 2019.

Nos últimos anos, trabalhou como instrutora da Conmebol e da Fifa. Ana Paula também atua como instrutora e observadora do árbitro de vídeo. Como vice na entidade, ela terá Emerson Augusto de Carvalho, ex-auxiliar de arbitragem.

Outra mulher também vai compor a equipe de trabalho: Tatiane Sacilotti, que foi assistente na Copa do Mundo Feminina este ano.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/esportes/76334/
Desenvolvido por CIJUN