Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Atletas do Paulista fazem doação no Carnaval Solidário

Thiago Batista | 25/02/2020 | 05:00

Parte do elenco do Paulista aproveitou a segunda-feira de Carnaval para fazer algo diferente. Eles foram até a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) para mostrar que são ótimos também em solidariedade, ao doar sangue e ajudar na conscientização da população sobre a importância da ação.

“É a primeira vez que eu estou doando e acho importante ajudar o próximo e também a salvar vidas”, conta o atacante Juninho Bala, um dos atletas presente na unidade. “Era um desejo do meu coração doar sangue”, afirma o goleiro Matheus Phellipe.

A medida foi a primeira de uma série de ações sociais que o clube promoverá durante a temporada. “Muito importante a gente contribuir com a população, especialmente aqueles que mais necessitam. Estamos juntos com o marketing elaborando ações para dias de jogos e também visitas para outras entidades, como no Grendacc, por exemplo”, detalha o gerente de futebol do clube, Beto Oliveira. Para o jogo de sábado (29), às 16 horas, contra o Marília, no Jayme Cintra, está prevista uma ação com a entrada de crianças junto com os atletas do time.

Quem agradece a contribuição do Paulista são os que mais necessitam. “Essas ações promovidas por clubes de futebol e entidades ajudam toda a sociedade e são doações voluntárias. Evitam o stress de familiares de alguém que precisa de sangue ter de chamar doadores de forma urgente”, conta João Augusto Fernandes, gerente médico da Colsan. “Atualmente 70% das doações aqui são voluntárias e uma vez que a experiência é positiva as pessoas acabam retornando”, completa.

Quem gostou de participar foi o goleiro Victor Stangari, que espera voltar ao Colsan. “Acredito que nós atletas podemos fazer mais vezes, como o Cristiano Ronaldo, que sempre faz doação de sangue. Espero que seja a primeira de muitas.”

Incentivo

Os atletas do Galo acreditam que o ato pode incentivar o time a buscar a vitória na partida de sábado. “Será uma experiência que serve como estímulo para a gente dar o máximo”, lembra Matheus Phellipe.

Doações
Quem deseja doar sangue pode se dirigir a unidade da Colsan, que fica na Rua XV de Novembro, 1848, na Vila Municipal. O funcionamento é das 7h30 às 12h30 de segunda a quinta e também aos sábados. Às sextas, a Colsan funciona das 7h30 às 17 horas.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; e estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas nas três horas que antecedem a doação. Outras informações sobre doação de sangue no site da Colsan – www.colsan.org.br.


Link original: https://www.jj.com.br/esportes/atletas-do-paulista-fazem-doacao-no-carnaval-solidario/
Desenvolvido por CIJUN