Esportes

Brasil bate a Rússia e vai à semifinal


2014-09-17_21-27-35_1
Crédito: Reprodução/Internet

Um dia depois de perder a invencibilidade no Mundial de Vôlei Masculino, em derrota para a Polônia, o Brasil venceu a Rússia ontem e se classificou para as semifinais. Se perdesse para os atuais campeões olímpicos, os brasileiros estariam eliminados. Essa foi a terceira vitória seguida sobre os algozes da final dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Além dos triunfos de ontem e do último domingo, o Brasil bateu a Rússia na Liga Mundial deste ano.

Além da vitória na decisão olímpica, os russos tinham vencido os brasileiros nas finais da Liga Mundial de 2011 e 2013. Hoje, a Rússia joga por sua sobrevivência na competição contra os poloneses, donos da casa, às 15h25 (de Brasília). Já o Brasil está garantido na semifinal graças à vitória por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/21) sobre os arquirrivais.

O sistema de pontuação do vôlei funciona da seguinte maneira: a vitória por 3 a 1 ou 3 a 0 vale três pontos ao ganhador; já um triunfo por 3 a 2 rende dois pontos ao vencedor e um ao derrotado. Como a Polônia venceu o Brasil na primeira rodada deste triangular por 3 sets a 2, a equipe comandada por Bernardinho tem quatro pontos no grupo. A anfitriã, com dois pontos, encara a Rússia, ainda zerada, mas ambas têm chance de classificação - para a Polônia, basta vencer dois sets. Já os russos têm de ganhar por 3 sets a 0 ou 3 a 1.

O cruzamento nas semifinais será contra os dois primeiros do outro triangular, considerado mais fraco, com Alemanha, França ou Irã. Todos têm chance de classificação na rodada decisiva de hoje, quando os franceses enfrentam os iranianos. Atual tricampeão, o Brasil volta a jogar no sábado, ainda sem horário nem adversário definido.

O ponteiro Murilo, eleito melhor jogador na conquista do último Mundial, voltou ao time após ficar fora na derrota para a Polônia devido a um estiramento na coxa direita e teve atuação de destaque. “O nosso time é assim. Estamos nos ajudando, nos completando e, independentemente dos pontos que eu fizer, o importante é o Brasil sair vencedor”, disse Murilo.

O capitão Bruninho o elogiou após a vitória. O levantador, aliás, também sofreu com lesão, ficou fora de uma partida e ainda joga com uma proteção na mão. “Em momento algum imaginamos sair antes de uma semifinal, então acho que isso foi importante para uma união ainda maior do grupo. Tivemos uma grande prova com o Murilo e o Wallace em quadra e fico muito orgulhoso de estar ao lado de jogadores como eles e todos os outros que estão aqui na seleção”, disse Bruninho.


Notícias relevantes: