Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Grêmio e Inter realizam nona final com clássico

Da Redação | 24/01/2020 | 20:00

O Gre-Nal da decisão da 51ª Copa São Paulo de futebol será o nono clássico a decidir o torneio em sua história, o terceiro entre equipes de outros estados e o primeiro entre os rivais gaúchos. Grêmio e Internacional se enfrentam hoje, no aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu, a partir das 10 horas.

Na principal competição de base do Brasil, o time do Beira Rio busca o quinto título, pois já venceu em 1974, 1978, 1980 e 1998.

O Grêmio, por sua vez, tenta a conquista de um título inédito. O tricolor foi vice-campeão em 1991 ao ser derrotado pela Portuguesa do craque Dener.

3º clássico forasteiro
Na nona edição de Copinha com um clássico decisivo será a terceira vez em um confronto com times de fora do estado de São Paulo.

Na primeira ocasião com times de todo o Brasil, Fluminense e Botafogo chegaram à final em 1971, com a taça ficando com os tricolores.

Depois de 25 anos, América e Cruzeiro decidiram o título de 1996, com vitória americana por 2 a 1.

Clássicos paulistas
Em outras seis ocasiões a decisão da Copinha foi entre as principais equipes de São Paulo.

Na primeira, em 1970, ainda com o torneio tendo apenas quatro equipes, o Corinthians eliminou o Santos antes de ser campeão na decisão contra o Palmeiras, que havia superado o Juventus.

Anos mais tarde, em 1984, o time da Vila Belmiro levou a melhor sobre os corintianos sob a batuta de Gersinho para ficar com sua primeira taça.

O São Paulo derrotou o Corinthians em 1993 num jogo eletrizante que terminou 4 a 3. O troco da alvinegro veio 11 anos depois, com a vitória por 2 a 0 no ano de 2005.

Em 2010 o time do Morumbi levou a melhor diante do Santos nos pênaltis.

Quatro anos depois, Santos e Corinthians se reencontraram com o time da Vila Belmiro novamente levando a melhor. Na equipe campeã estava o lateral Zeca, que foi campeão olímpico em 2016.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/esportes/gremio-e-inter-realizam-nona-final-com-classico/
Desenvolvido por CIJUN