Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Lâmpadas de LED vão iluminar pista de atletismo no Bolão

DA REDAÇÃO | 12/12/2018 | 05:04

Caminhadas, academia ao ar livre, aulas para crianças ou para atletas de rendimento da cidade. Essas são algumas atividades disponíveis para quem frequenta diariamente o Complexo Esportivo Doutor Nicolino de Luca, o Bolão. O equipamento oferece, a partir de sexta-feira (14), às 20h30, novo sistema de iluminação, com 56 lâmpadas de LED – nas vias internas e na pista de atletismo.
“O Bolão é um local histórico para Jundiaí, que é frequentado por grandes atletas e entusiastas da atividade física, além de crianças, idosos, pessoas com os mais diferentes perfis. É certo que esse investimento vai impactar de forma positiva um grande número de pessoas da cidade. Uma boa iluminação também favorece a segurança e a possibilidade de as pessoas aproveitarem melhor os espaços públicos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que fará a entrega do serviço como parte das comemorações pelos 363 anos de Jundiaí.
O Bolão recebeu investimento de R$ 134 mil para o novo sistema de iluminação. “Para a instalação das lâmpadas foi necessário trocar toda a fiação do complexo, que era antiga. A caixa de energia também recebeu atenção especial, com manutenção para instalação o novo sistema. Agora, não haverá pontos escuros no Bolão. Se temos a média de 3 mil pessoas por dia, com as melhorias esperamos superar a marca dos 90 mil usuários por mês”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini.
A expectativa da UGEL é de que haja aumento no movimento, já acrescido após a pintura das raias da pista e da demarcação de pista de caminhada, ambas no mês de outubro. Nos próximos anos, o complexo, que é o único endereço público a dispor de uma pista de atletismo aberta à população com certificação internacional (IAAF – Federação Internacional de Atletismo), ainda receberá intervenções nas academias (interna e externa), piso esportivo no Ginásio Anexo, acessibilidade nas quadras de tênis e reforma do piso além da construção de vestiário, construção de arquibancada e vestiário na piscina olímpica. Ainda é prevista a construção de uma piscina adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.

APROVADO
O Bolão é o complexo esportivo mais antigo da cidade e o único que funciona das 6h às 22h, com estimativa de 90 mil usuários por mês. Roseli Mendonça, 50 anos, e o pai Mario Mendonça, 82 anos, são frequentadores assíduos da pista do Bolão. “Fazemos a caminhada todo dia de manhã, mas com a nova iluminação será um incentivo para que as pessoas também façam suas atividades no período da noite, com maior conforto e segurança”, comenta a mulher.
Evangelina Mingotti, 61 anos, é usuária do Bolão há mais de 20 anos. “Usei por muito tempo a pista no período da noite, com a minha filha. Ela trabalha em SP e pedia para que eu fosse junto. Há duas semanas precisei mudar de horário e caminhar pela manhã. Com a nova iluminação será uma forma de atrair mais pessoas para a prática esportiva”, detalha.
Mario Américo de Moura, 68 anos, é adepto do espaço do Bolão há 5 anos. “Antes fazia meus exercícios em outro local. Mas aqui é melhor, mais espaçoso. Estou percebendo que está mais bonito, com pista pintada e mais atividades disponíveis. O lugar é importante para a população se exercitar, inclusive em horários além do comercial”, argumenta.

T_bolao


Link original: https://www.jj.com.br/esportes/lampadas-de-led-vao-iluminar-pista-de-atletismo-no-bolao/
Desenvolvido por CIJUN