Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Luciana Mariano: conheça a jundiaiense que narrou a final feminina da Liga dos Campeões

gustavo amorim | 24/05/2018 | 05:00

Era 1993 e Luciana Mariano fazia parte da equipe de esportes da Rádio Difusora de Jundiaí (810 AM), onde trabalhava como “repórter da galera” nos jogos do Paulista dentro do estádio Dr. Jayme Cintra. De tanto perambular pelas arquibancadas do campo no Jd. Pacaembu e reportar informações ao ouvinte nas partidas fora de Jundiaí, Luciana cresceu. E 25 anos depois, a mulher nascida em Jundiaí ganha uma chance única. Luciana narrou, quinta-feira (24) a final feminina da Liga dos Campeões da Europa, entre Lyon (França) e Wolfsburg (Alemanha) – vencida pelo Lyon. É mais um passo da carreira que ela retoma em 2018. “Soube no fim da semana passada, até com surpresa. Fiquei muito empolgada quando vi a escala”, conta a narradora do canal ESPN, que transmitirá o confronto.

Luciana Mariano jundiaiense narra final da champions feminina

ESPAÇO FEMININO

O cargo de narradora é importante, lembra a jundiaiense, principalmente pelo momento da mulher na sociedade e na profissão. Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ela foi convidada para narrar pela emissora um jogo da Liga Europa e foi contratada. “Existem repórteres, produtoras e comentaristas femininas. Mas narradoras? Com esse cargo definido? Não conheço”, ressalta. Luciana tem propriedade para fazer a indagação. Em 1997, a jundiaiense foi a primeira mulher a narrar uma partida de futebol na televisão brasileira.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE ESPORTE

 “O que hoje algumas emissoras estão tentando, nós fizemos há 20 anos. Mas foi pouco”, comenta. Mais do que falar sobre o espaço feminino na narração esportiva, ela acredita que há a necessidade de mais mulheres atuando em transmissões para surgir novas narradoras, além das que já estão na carreira se consolidarem. “A mulher está conquistando seu espaço. É importante que tenha cada vez mais oportunidades, mas não só em concursos. Em contratos”.

LEMBRANÇA DA SERRA

De voz alegre e presente, Luciana rapidamente conquistou espaço. Passou pela Rádio Gazeta, Sportv, TVN e Bandeirantes e fez diversos trabalhos, inclusive longe do esporte. Com exceção dos anos em que morou no Recife e depois em Dubai (Emirados Árabes), sempre teve residência fixa em Jundiaí. E é de um pequeno cartão postal da cidade que ela mais gosta: a Serra do Japi.  “Fui criada no Eloy Chaves, então sempre tive proximidade com o verde da Serra. Minha avó morava em um sítio na região e passei boa parte da minha infância ali. Quando voltei de Dubai, em 2017, até achei a cidade mais verde”, conta orgulhosa.


Link original: https://www.jj.com.br/esportes/luciana-mariano-conheca-a-jundiaiense-que-narrou-a-final-feminina-da-liga-dos-campeoes/
Desenvolvido por CIJUN