Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Recorde nacional no crossfit é de jundiaiense

FELIPE CARDOSO | 10/03/2019 | 05:04

O atleta Caetano Matalani é uma das maiores promessas do Crossfit no Brasil. Com apenas 22 anos, o jundiaiense levantou 170 quilos durante o TCB (Torneio Crossfit Brasil) de 2018 e é o dono do recorde nacional na modalidade clean and jerk, composta de dois movimentos de levantamento de peso, realizados com uma barra. “É fruto de muito treino. Fui considerado o homem mais forte do Brasil”.
Caetano é destaque nos campeonatos regionais há quatro anos consecutivos e em todas essas oportunidades conquistou o índice classificatório para participar do TCB. Conforme os anos passaram, os resultados do atleta foram melhorando. “Na primeira vez no TCB categoria elite, em 2015, fiquei com o 20º lugar, entre os 60 melhores atletas de crossfit do país. Nas edições seguintes, conquistei o 18º, 15º, e 7º lugar, respectivamente”, comentou.
Outro torneio importante na categoria é o Crossfit Open, que acontece todos os anos dividido em cinco etapas e dá classificação para o Crossfit Games, competição que envolve os melhores atletas do mundo e acontece em agosto, nos Estados Unidos.
Em 2019, Caetano venceu a primeira etapa do Crossfit Open ao ser o atleta que, em todo o Brasil, fez mais repetições dos movimentos remada e arremesso de bola de 9,5 quilos na parede, dentro de 15 minutos. Agora ele segue a preparação visando o sonho de um dia disputar o Crossfit Games. “Ganhei a primeira etapa deste ano e agora sigo treinando forte para quando acabarem as cinco etapas eu tenha conseguido alcançar os melhores resultados possíveis”, diz.
Apesar do começo de carreira promissor, o jundiaiense mantém os pés no chão e traça seus objetivos com bastante cautela. “Venho conquistando coisas legais, mas o real objetivo é conseguir participar do Crossfit Games daqui dois ou três anos, porque com certeza estarei mais preparado”, destaca.
Para seguir em constante evolução, Caetano conta que é preciso manter um ritmo diário de treinos. “Treino no mínimo todos os dias durante a semana e as vezes aos sábados também”. O atleta detalha sua rotina de treinamento. “Divido os treinos em levantamento de peso, movimentos aeróbicos como bicicleta, remada, corrida e também movimentos de ginástica, como o aparelho com as argolas, por exemplo”.
Caetano descobriu o crossfit há cinco anos e desde que começou a praticar nunca mais parou. “Conheci o crossfit com 17 anos, através de amigos e desde então tem se tornado algo cada vez mais sério na minha vida”, afirma.

WhatsApp Image 2019-03-09 at 18.23.07


Link original: https://www.jj.com.br/esportes/recorde-nacional-no-crossfit-e-de-jundiaiense/
Desenvolvido por CIJUN