Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sesc Jundiaí recebe o Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede

DA REDAÇÃO | 10/09/2019 | 21:00

“Por muito tempo, o corpo da mulher foi considerado frágil, unicamente reprodutivo e incompatível com a prática esportiva. A despeito das convenções sociais e dos inúmeros entraves ao seu acesso, as mulheres avançaram da prática esportiva prazerosa e diária até o alto rendimento e abriram caminho para conquistas na sociedade que vão além dos títulos e das medalhas”, explica Lu Castro, jornalista especializada em futebol feminino e parceira do Sesc na produção de cultura esportiva.

Visando celebrar, discutir e fomentar a participação feminina em um universo ainda majoritariamente masculino, o Sesc Jundiaí promove nos próximos dias 14 e 15 o ‘Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede’.

Destaque para a participação das autoras do blog Dibradoras e Alê Xavier, do Canal Desimpedidos.

A ação tem como objetivo abordar o Futebol Feminino no Brasil e na América do Sul por meio de palestras, oficinas e rodas de conversas que estimulam a participação da mulher no universo futebolístico, além de promover profissionais que já estão inseridas nesse meio.

O fórum marca o encerramento do projeto Grassroots Sport Diplomacy (Diplomacia por meio do Esporte para Todos),

Confira algumas atividades do evento e o time de craques nacionais e internacionais que vão conduzir o Fórum Futebol Feminino:

Confira a programação:

Mesa de Abertura: Legado da Copa do Mundo 2019
As convidadas Paula Alvarado, Leda Maria, Ana Lúcia e Silvana Goellner irão debater o legado deixado pela Copa do Mundo 2019, como o evento contribuiu para o aumento da visibilidade do futebol feminino e como os países da América do Sul estão conduzindo seus times femininos.
Professora Silvana Goellner: Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal).
Paula Alvarado (COFFUF – Chile): Coordenadora da Oficina de Empoderamento das Mulheres e Prevenção da Violência Doméstica na Corporação de Desenvolvimento do Futebol Feminino (COFFUF). Voluntária no COFFUF desde 2017, trabalha na área de projetos; coordena e realiza oficinas sobre igualdade de gênero.
Leda Maria: ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol, participou da das Olimpíadas de Atlanta em 1996, comentarista de futebol feminino na Sportv de 2010 a 2018, formada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.
Técnica Ana Lúcia: Formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduada em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, ex-técnica dos times femininos Palmeiras, Ponte Preta e Corinthians.
Dia 14. Sábado, 10h30 às 12h30
Teatro | 220 lugares
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento
Reunião da Rede Sul-Americana Grassroots Sport Diplomacy
Reunião da Rede local e internacional para discutir a continuidade do projeto Grassroots Sport Diplomacy e novas ações da Rede. A reunião será aberta ao público quem se interessar e quiser saber mais sobre o projeto serão bem-vindos.
Dia 14. Sábado, 12h30 às 13h30
Sala de Múltiplo Uso 5
Grátis
Espaço Recreativo – Jogos de Mesa/Pebolim/Futebol de Botão
Oportunidade de integrar o público e proporcionar a vivência de diferentes maneiras de jogar futebol.
Dia 14. Domingo, 10h30 às 18h
Espaço Radical
Grátis
Papo Cabeça
Atividade acontece como forma de promover a integração dos participantes, para ajudar nessa integração teremos um jogo de cartas com temas relacionados ao futebol, dessa forma o bate papo se torna mais divertido e convidativo.
Dia 14. Sábado, 12h às 14h30
Foyer do Teatro
Grátis
#Comunique-se
Bate-papo com as Dibradoras e Alê Xavier que darão dicas de como utilizar as redes sociais para divulgar projetos e ações, assim como divulgar a modalidade por meio de recursos existentes nas mídias sociais. E como utilizar o celular ou câmera simples para fazer registros fotográficos de jogos, torcida e times para divulgações de projetos.
Dibradoras – Criado em maio de 2015, o dibradoras tem como objetivo destacar a participação e os feitos das mulheres no esporte. Desde então, elas colecionam as coberturas de duas Copas do Mundo femininas (a última direto da França) e uma Olimpíada (Rio-2016). Com o foco no protagonismo feminino na área esportiva, as dibradoras produzem conteúdo nos canais mais diversos (podcast, youtube, instagram e blog no Uol) e militam por mais espaço e visibilidade para as mulheres no esporte.
Alê Xavier (Alessandra Xavier): Única integrante mulher apresentadora do Desimpedidos, o maior canal brasileiro de futebol do Youtube (com mais de 6,9 milhões de inscritos) ganhou o público com seu carisma e conhecimento sobre o futebol.
Dia 14. Sábado, 14h30 às 17h
Área de Convivência | 50 vagas
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento
Futebol Para Elas
Atividade prática com a técnica do time de futsal de Taboão da Serra, Cris Souza. Cris irá realizar um treino com dicas de técnica e tática em quadra.
Cris Souza – Técnica do time de Futsal Feminino de Taboão da Serra, Cris Souza atua há 10 anos com a modalidade e hoje é uma referência no Futsal.
Dia 14. Sábado, 17h às 18h30
Ginásio | 60 vagas
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento
Tema: Mulheres da Rede
Palestra com as convidadas Natália Santana, Viviane Falconi e Lu Castro, todas jornalistas que estão em contato diariamente com o futebol, irão debater sobre o tema e dividir suas experiências.
Natália Santana: Jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em rádio pelo SENAC-SP. Repórter, apresentadora, sonoplasta e comentarista esportiva. Atualmente a única mulher repórter de campo no ABC Paulista, pela rádio Paraty FM, de São Bernardo do Campo.
Administradora da página sobre futebol feminino Elas em Campo, resultado do trabalho de conclusão de curso, premiado em 2016 como Destaque Universitário.
Viviane Falconi: Primeira mulher a narrar um jogo da Liga dos Campeões em Madrid. Narrou o jogo entre Real Madrid e Bayer de Munique direto do Santiago Bernabéu, Vivi era a única mulher presente na cabine de transmissão.
Lu Castro: iniciou sua carreira em 2007 tendo o futebol de mulheres como foco, promovendo a visibilidade de atletas e clubes no portal OleOle, colunista do site Ludopédio, trabalho de produção de conteúdo para o site Futebol para Meninas.
Dia 15. Domingo, 11h às 12h30
Foyer do Teatro | 50 vagas
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento
Espaço Recreativo – Jogos de Mesa/Pebolim/Futebol de Botão
Oportunidade de integrar o público e proporcionar a vivência de diferentes maneiras de jogar futebol.
Dia 15. Domingo, 10h30 às 18h
Espaço Radical
Grátis
Aquecimento com a Ita Maia
Aquecimento para todos os times convidados que irão participar do festival de encerramento do fórum.
Ita Maia – É uma das maiores incentivadoras do Futebol Feminino, atuando na formação de atletas de base, coordenadora do time de Futebol Feminino Associação Atlética Pró Esporte (ASAPE), uma agremiação esportiva dedicada à prática do Futebol, sediada no Bairro de Guaianazes.
Dia 15. Domingo, 14h às 14h30
Campo Soçaite
Grátis
Festival de Futsal com times convidados e bate-papo com Elas
Festival integrativo com times convidados e bate papo com as integrantes dos projetos La Nuestra da Argentina, Perifeminas do Bairro da Barragem-SP, Ellas Juegan do Uruguai e LovFutbol Uruguai/Brasil.
Dia 15. Domingo, 14h30 às 16h30
Ginásio
Grátis
Encerramento com Roda de Samba
Samba de roda com Samba de Rainha, um dos primeiros grupos de samba composto só por mulheres. Com um repertório diversificado e convidativo o grupo faz homenagem às mulheres que fizeram e fazem parte da história do samba.
Dia 15. Domingo, 15h30 às 16h45
Espaço Radical
Grátis
O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600.

Mais informações: (11) 4583-4900.

Leia mais sobre |
DA REDAÇÃO
Link original: https://www.jj.com.br/esportes/sesc-jundiai-recebe-o-forum-futebol-feminino-jogando-em-rede/
Desenvolvido por CIJUN