Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Zenaide comemora 4º lugar como um ouro

| 13/10/2014 | 22:52

A atleta jundiaiense Zenaide Vieira, de 29 anos, terminou em quarto lugar nos 3.000m com obstáculos e nos 1.500m rasos do Troféu Brasil – disputado no último final de semana, na pista do Ibirapuera, em São Paulo. Ambos os resultados foram bastante comemorados pela esportista, já que 2014 tem sido o ano de sua recuperação após seguidas lesões que se estenderam por quatro anos.

Muito feliz, Zenaide lembrou dos bons tempos que fez na capital: 10min29seg nos 3.000m com obstáculos e 4min25seg nos 1.500m. “Encaro estas provas como minha volta às competições. Foi um bom retorno, apesar de sempre entrar numa disputa pensando na medalha de ouro ou em subir no pódio. Eu curti as duas competições e agora vou só treinar, pensando em 2015. Provas de grande porte só no ano que vem”, disse.

A jundiaiense projeta seu futuro focado na preparação de seis meses para o Troféu Brasil da próxima temporada, que dará índice aos melhores de cada modalidade, não só para os Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), em julho, mas para o Mundial de Atletismo da China, em agosto. “Quero estar bem para tentar vaga nas duas disputas, tanto que eu estou mantendo a consultoria esportiva que iniciei há cinco meses no período noturno, preferencialmente. De dia, quero aproveitar para me condicionar da melhor forma, agora sem dores ou lesões”.

Em uma rede social, Zenaide Vieira compartilhou com seus fãs e amigos a satisfação pelos dois quartos lugares no Troféu Brasil. “Sinto-me extremamente feliz por estar de volta a esta competição depois de quatro anos. Este período foi muito difícil. Pensei em desistir inúmeras vezes, não por fraqueza, mas por falta de opção. Um atleta precisa treinar, porém as dores não me deixavam. Então, minha única saída era abandonar tudo, porém quando vinha à cabeça a possibilidade de parar uma angústia tremenda tomava conta do meu coração. Uma voz me dizia: ‘Vai lá e tenta mais uma vez’… Assim eu fiz e saí do zero para buscar objetivos maiores, com a certeza de que valeu a pena. Foram dois quartos lugares com um gostinho muito especial. Amo muito tudo isso”!

Seguidas lesões – A meia-fundista Zenaide Vieira (medalha de bronze nos 3 mil metros com obstáculos nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007) mora em Várzea Paulista e, há praticamente quatro anos, enfrenta seguidas lesões, cirurgias e tratamentos. Desde 2010, quase não competiu. As contusões tiveram início no tendão de Aquiles da perna direita. Zenaide sentia muitas dores e passou por procedimento, chamado de PRP, para tentar evitar a cirurgia. O tratamento surtiu efeito por algum tempo, mas a dor voltou do lado oposto.

Em novembro daquele ano, ela passou por uma operação, pois um exame detectou fratura por estresse no osso do calcanhar da mesma perna, chamado de calcâneo. Outros problemas vieram e Zenaide teve o osso do calcâneo serrado, pois estava causando atrito com o tendão. Depois veio outra fratura, na fíbula da mesma perna. Em março de 2011, veio a lesão no tendão da perna direita (chamada de faceíte) e, em seguida, uma fratura por estresse no colo do fêmur.


Link original: https://www.jj.com.br/esportes/zenaide-comemora-4o-lugar-como-um-ouro/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN