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5 dicas para conciliar vida pessoal e filhos sem estresse

| 18/05/2014 | 00:05

Muitas mulheres, desde mães de primeira viagem e até aquelas cheias de experiências, estão tão concentradas em seus filhos e na sua rotina diária que se esquecem de tomar conta de si próprias, o que pode levar a uma grande dose de cansaço acumulado, estresse e, em algumas situações, até à depressão.

Pequenas mudanças na rotina e dicas que utilizam apenas alguns minutos diários – ou que podem ser feitas em companhia dos filhos – podem ser um ótimo exercício para ajudar as mães a darem conta do recado, cuidando também de si mesmas e evitando desgastes emocionais.

1-Cuide de si
Reservar um tempinho para cuidar de si é essencial para qualquer mulher. O escalda- pés, receita simples da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e inchados após um dia inteiro em pé trabalhando ou correndo atrás dos pequenos. Quinze minutinhos diários de água morna com sais de banho, ervas aromáticas, óleos ou sal grosso podem revigorar as energias.

2- Ouça seu corpo
Por meio de games interativos que podem ser feitos com a mãe e a criança, é possível medir as respostas fisiológicas do coração (biofeedback) e, assim, treinar o corpo contra problemas associados ao estresse, ansiedade e depressão. De acordo com o fisioterapeuta Marco Fabio Coghi, um dos maiores pesquisadores da técnica chamada biofeedback, indica o uso de um equipamento que mede e regula o estresse (para conhecê-lo, acesse: www.cardioemotion.com.br), por meio de exercícios controlados pela concentração e respiração, com resultados comprovados para alcançar o equilíbrio emocional. Apenas alguns minutos por dia são suficientes.

3- Mexa o esqueleto
Apesar da rotina puxada, sair um pouco de casa é fundamental para aliviar o estresse. Você pode aproveitar que as crianças estão na escola e, se o dia estiver bonito, ir a feira, fazer uma caminhada com o cachorro ou uma visita rápida a uma amiga.

4- Se alimente bem
Mães fazem de tudo para que seus filhos comam bem e muitas vezes acabam se alimentando com pressa ou de forma errada. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais, vegetais e frutas. Comer bem e de 3 em 3 horas também pode ajudar as mães que querem perder alguns quilinhos indesejáveis.

5- Rir é o melhor remédio
Estudos recentes comprovaram que as mulheres são mais estressadas que os homens. Isso porque elas recebem maior pressão desde pequenas. Para tentar levar os dias de dona de casa, mãe, esposa e mulher de negócios, tente manter o senso de humor, isso irá melhorar também o relacionamento com os filhos. O riso não somente ajuda a aliviar a tensão, mas tem um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.


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