Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bruxismo entre adolescentes cresce e preocupa

| 22/06/2014 | 00:00

A vida moderna tem resultado em um número sempre crescente de pessoas ansiosas e estressadas. Mas, enquanto muitos se recuperam durante uma boa noite de sono, outros sofrem ainda mais com episódios de bruxismo – uma das disfunções da articulação temporomandibular (ATM) em que se range e aperta os dentes mesmo sem perceber, principalmente durante o sono.

De acordo com Nigel Carter, diretor da Fundação Britânica de Saúde Bucal, o problema já atinge uma em cada dez pessoas, está se tornando cada vez mais comum e tem afetado, inclusive, adolescentes. “Até mesmo durante o dia, alguns pacientes relatam episódios em que ficam involuntariamente ‘apertando’ a mandíbula.”

De acordo com a cirurgiã-dentista Katia Regina Izola, professora de Ortodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), algumas crianças chegam a ranger seus dentes de leite durante a noite, mas o hábito costuma desaparecer naturalmente. Por outro lado, o diagnóstico de bruxismo em adolescentes preocupa bastante.


Link original: https://www.jj.com.br/estilo/bruxismo-entre-adolescentes-cresce-e-preocupa/
Desenvolvido por CIJUN