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Chás que aquecem e mantêm a boa forma no inverno

| 15/06/2014 | 00:05

Nada como uma bebida quente para aquecer o corpo na estação mais fria do ano. Com as baixas temperaturas, nosso organismo tende a buscar alimentos mais calóricos e gordurosos e se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e, como consequência, terminar o inverno com alguns quilinhos extras.

Segundo Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, a mudança de hábito alimentar e o aumento de apetite nos dias mais frios estão relacionados com a necessidade do organismo de se adaptar à temperatura ambiente.

“No inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de sucos, frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.”

Contudo, os estudos destacam que o principal fator relacionado ao aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que temos com a comida. Muitas pessoas buscam na comida quente, e quase sempre mais calórica do outono-inverno, aconchego e prazer. “Por isso é natural o desejo por pães, bolos e massas quentinhos, fondues, chocolate quente, cappuccinos, vinhos, entre outras delícias calóricas”, comenta Andrea.

Uma ótima dica para substituir as bebidas calóricas e esquentar o corpo sem culpa são os chás à base de Camellia sinensis (chá verde, branco, vermelho e amarelo) e hibiscus, que no verão são consumidos gelados, mas no inverno também são deliciosos quando preparados com água quente, ainda que em versões em pó solúveis, que além de serem práticas (instantâneas), são ricas em antioxidantes e ajudam a manter a forma.

“Esses chás são aliados da saúde em qualquer época do ano. Mas no inverno, quando tendemos a ingerir mais calorias, eles são uma ótima alternativa.” De baixa caloria, os chás ajudam no controle do peso por possuírem substâncias com ação termogênica.

Além disso, são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde geral, inclusive o sistema imunológico, que pode ficar mais frágil nesse período de temperaturas baixas. A especialista ainda faz um alerta. “As atividades físicas não devem ser suspensas por conta do frio.”


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