Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Crepes sem glúten e sem lactose

| 18/05/2014 | 00:30
Ingredientes
1 + 1/4 copo de leite de amêndoas, soja ou arroz
2 colheres de sopa de mel
3/4 copo de farinha de arroz integral
1/4 copo de amido de batata
1/4 copo de amido de milho
1 colher de sopa de tapioca
1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

Coloque todos ingredientes no liquidificador e bata até a mistura estar incorporada. A consistência será mais líquida do que massa de panqueca. Não se preocupe pois os amidos vai espessar a massa no calor do cozimento. Refrigere por no mínimo 30 minutos. Pré-aqueça uma frigideira não aderente untada com óleo. Umedeça um papel toalha com óleo para untar novamente a frigideira entre cada crepe.

Por não conter glúten, o manejo desta massa é um pouco mais difícil, por isso a importância de utilizar superfície não aderente e bem untada. Coloque 1/4 de copo da massa (ou mais em frigideiras maiores) e cozinhe em forno médio, ambos os lados até estarem levemente dourados – aproximadamente 1 minuto no primeiro lado e 30 segundos depois de virar. Poder ser consumidos com Nutella, ou mel e frutas frescas, ou ainda compota de maçã e mel. 

(Compota de maçã: corte 2 maçãs em tiras finas, polvilhe com um pouco de açúcar demerara, canela e umas pitadas de suco de limão. Distribua em uma forma e leve ao forno médio-alto por 20 a 30 minutos, até estarem amolecidas. Recheie cada crepe com as maçãs e mel. Rende de 10 a 12 crepes.



QUICHE DE BRÓCOLIS 
Ingredientes
4 batatas médias descascadas e raladas
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de azeite de oliva
2 copos de brócolis cortados sem o caule
1/4 cebola corata em tiras finas
3 ovos inteiros
2 colheres de leite de soja em pó

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma redonda de 22 a 23cm, de preferência com o fundo removível. Coloque as batatas raladas entre 2 panos de pratos limpos e pressione para drenar todo líquido. Transfira para um recipiente e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Espalhe e pressione a mistura de batatas no fundo e laterais da forma pré-preparada.

Caso a forma tenha as laterais altas preencha apenas até a metade ou menos. Coloque a batata para assar no centro do forno por 10 a 15 minutos, ou até que começe a ficar dourada. Corte as árvores dos brócolis em tamanhos pequenos. Retire os caules e armazene para utilizar em outras receitas. Coloque água com sal para ferver em uma panela, assim que levantar fervura adicione os brócolis e deixe cozinhar por no apenas 1 minuto.

Retire-os e mergulhe em um recipiente com água gelada. Reserve. Em outro recipiente, adicione os ovos e leite de soja e bata bem. Acrescente o brócolis, a cebola, o azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e espalhe na superfície da batata pré-assada. Asse o quiche por aproximadamente 35 minutos. A batata deve estar dourada e o ovo cozido. Sirva imediatamente com azeite de oliva.



MUFFINS DE CENOURA
Ingredientes
1 xícara de amêndoas finamente moída
1/2 xícara de farinha de arroz branco
1/2 xícara de polvilho doce
1 colher (chá) goma guar
1/2 colher (sopa) fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos 
1/2 xícara de óleo
1/4 colher (chá) extrato de baunilha
3/4 xícara de açúcar demerara
2 cenouras raladas

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º C. Peneire todos os ingredientes secos (da amêndoa até o sal), misture bem e reserve. Em outro recipiente, bata os ovos com o açúcar até formar um creme. Adicione o óleo e a baunilha. Incorpore aos poucos os ingredientes secos e misture até formar a massa. Termine incorporando a cenoura ralada. Despeje nas forminhas de cupcake e leve ao forno até dourar levemente e o teste do palito sair seco – aproximadamente 30 minutos. Espere esfriar para desenformar e servir.

Link original: https://www.jj.com.br/estilo/crepes-sem-gluten-e-sem-lactose/
Desenvolvido por CIJUN