Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Quem tem escrúpulo?

| 18/05/2014 | 00:05

PARA LER E PENSAR
“Ninguém promete tanto quanto aquele que não pretende cumprir.”
(Francisco de Quevedo, 1580-1645, escritor espanhol)

Palavras sábias desse grande e antigo escritor espanhol. E mais atuais do que nunca. No desespero de querer enganar os outros, aqueles que fugiram de suas responsabilidades se põem a prometer mundos e fundos se tiverem mais uma oportunidade. Sabem que não conseguirão cumprir, mas prometem assim mesmo. Mas sabemos bem que é fácil fazer promessas; o difícil é conseguir cumpri-las.

E também sabemos que pessoas assim sempre põem a culpa nos outros ou no acaso para justificar seus fracassos. Essa frase tão antiga parece ter sido escrita para os nossos dias e se aplica não só ao nosso país, mas a todos os outros. E não se refere apenas aos políticos (mestres nesse tipo de comportamento) mas também a nós, pessoas comuns, no nosso dia a dia. É uma frase de valor universal.

VOCÊ SABIA?
A palavra escrúpulo tem uma origem muito interessante. Todo mundo sabe que quando dizemos que uma pessoa não tem escrúpulos, queremos dizer que não tem ética ou consciência moral, que não tem integridade. Mas o que pouca gente sabe é que escrúpulo vem do latim scrupulum, que significa pedrinha, pedra pequena.

Isto é, o escrúpulo é uma espécie de pedrinha que fica incomodando a consciência e faz as pessoas agirem de modo correto. Por isso, quem não tem escrúpulo não sente nenhum problema de consciência quando faz algo eticamente condenável. O inescrupuloso não tem remorso.

DOUGLAS TUFANO é autor de livros didáticos de português e professor de redação. Acesse o site www.douglastufano.com.br para saber mais sobre o trabalho do autor.


Link original: https://www.jj.com.br/estilo/quem-tem-escrupulo/
Desenvolvido por CIJUN