Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Receitas que são a cara do Brasil

| 22/06/2014 | 00:00

* CROQUETE DO BRASIL

Ingredientes

400g de mandioquinha

1 cebola picada

200g de linguiça calabresa moída

1 ½ colher (sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Ovo e farinha de rosca para untar o croquete

Óleo de soja

Sal e salsinha picada a gosto

Preparo – Cozinhe as mandioquinhas descascada em água e sal até que fiquem macias. Amasse-as ainda quentes. Em uma frigideira quente frite 1 cebola picada e 200g de linguiça calabresa moída em 1 ½ colher (sopa) de margarina até que fiquem bem sequinhas. Junte com a mandioquinha e misture 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, sal e salsinha picada até obter uma massa homogênea. Modele a massa no formato de croquetes, passe em ovos batidos, farinha de rosca e leve para fritar em óleo de soja aquecido em fogo médio-alto.

* BOLINHO DE PORTUGAL

Ingredientes

3 batatas (500g)

3 dentes de alho

500g de bacalhau dessalgado e cozido

2 colheres (sopa) de margarina

1 ovo cru

5 colheres (sopa) de salsa picada

1 cebola picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo – Cozinhe na água 3 batatas (500g) descascadas com 3 dentes de alho e sal por 20 minutos. Amasse as batatas e o alho. Junte 500g de bacalhau dessalgado e cozido, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 ovo cru, 5 colheres (sopa) de salsa picada, 1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de fermento. Misture até obter uma massa homogênea. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Modele os bolinhos e frite com óleo de soja quente em fogo médio alto.

* APERITIVO ASSADO DE POLENTA E PISTACHE

Ingredientes

5 colheres de sopa margarina

1 cebola cortada em cubos pequenos

3 dentes de alho picados

1 xícara de chá de fubá

Sal a gosto

Pimenta-do-reino preta moída a gosto

1/4 xícara de chá de pistache sem casca, torrado e picado

1 clara

100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de preparo – Em uma panela, derreta 4 colheres de sopa de margarina e doure a cebola e o alho. Despeje 4 xícaras (chá) de água fria e junte o fubá, mexendo sem parar para não formar grumos. Abaixe o fogo, tempere com o sal e a pimenta e cozinhe por 20 minutos ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e junte o pistache.

Despeje a polenta ainda quente em uma assadeira ou refratário médio, alise com uma colher para obter a espessura de 1 cm e deixe esfriar. Com uma faca, faça cortes para obter os palitos. Ligue o forno em temperatura média (200ºC). Em um prato fundo, bata ligeiramente a clara com um garfo.

Passe os palitos rapidamente pela clara, polvilhe-os com o parmesão e acomode-os numa assadeira untada com a margarina restante. Asse por 25 minutos ou até dourar.

* BOLINHA DE QUEIJO

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite;

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de margarina;

1 gema;

1 pitada de sal;

Queijo branco ou muzzarela;

Preparo – Coloque o leite em uma panela, junte a farinha de trigo, a margarina, a gema e o sal. Leve ao fogo e mexa bem com um garfo, até soltar a massa da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e recheie com um pedacinho de queijo. Passe em clara de ovo e na farinha de rosca. Ao invés de óleo, frite com o azeite de oliva.

* BOLINHO DE CHUVA

Ingredientes

2 ovos;

1 xícara (chá) de açúcar;

1 xícara (chá) de leite;

2 xícaras e ½ (chá) de farinha de trigo;

1 colher (chá) de fermento em pó;

3 colheres (sopa) de açucar;

1 colher (sopa) de canela em pó;

Preparo – Misture todos os ingredientes até formar uma massa mole e homogênea. Aqueça o azeite em uma panela – o suficiente para os bolinhos boiarem – e, quando estiver bem quente, despeje pequenas quantidades de massa com uma colher. Deixe fritar até dourar. Para finalizar, sirva polvilhado com açúcar e canela.

* CEBOLA EMPANADA

Ingredientes

4 cebolas;

1 copo de leite;

1 copo de farinha de trigo;

1 ovo;

Orégano, sal, azeite extra virgem, água;

Preparo – Corte as cebolas em rodelas bem finas. Separe os anéis e deixe de molho na água com um fio de azeite por uma hora, para tirar o gosto amargo da cebola. Bata o ovo, misture o leite e tempere com sal e orégano. Tempere também a farinha de trigo com sal e orégano. Passe as rodelas de cebola no leite temperado e depois na farinha. Frite em azeite sem sobrepô-las e escorra em papel absorvente.


Link original: https://www.jj.com.br/estilo/receitas-que-sao-a-cara-do-brasil/
Desenvolvido por CIJUN