Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Receitas

| 29/06/2014 | 00:00

CUSCUZ PAULISTA  

* Receita da chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas

 

Ingredientes

500g de filé de peixe

250g de camarões médios descascados

200g de sardinha em conserva de óleo

3 colheres de sopa de azeite de oliva

3 dentes de alho picados

1 cebola média bem picada

3 tomates maduros (sem pele e sem sementes) picados

½ pimentão verde picado

½ pimentão vermelho picado

3 ovos cozidos

150g de ervilhas em conserva

150g de palmito picado em cubos

1 colher (chá) de coentro picado

2 colheres (chá) de cebolinha picada

50g de azeitonas verdes

400ml de caldo de peixe

250g de farinha de milho

100g de farinha de mandioca

Limão a gosto para temperar o peixe e o camarão

Sal, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça e colorau a gosto

Preparo – Decore uma forma de pudim previamente untada com azeite. Use, por exemplo: rodelas de tomate, ovos cozidos, pimentão, palmito, filés de sardinha, camarão. Tempere o peixe e o camarão com sal, limão, coentro e pimenta-do-reino, salteie separadamente e reserve. Misture as farinhas, umedeça-as levemente com as mãos molhadas e reserve.

Em seguida, doure o alho, acrescente os pimentões, a cebola e o tomate. Refogue por 10 minutos. Acrescente o colorau e a pimenta. Introduza o caldo de peixe, o peixe salteado e o camarão (reserve parte dos crustáceos para decorar). Quando ferver, agregue os ovos, o palmito, a sardinha, as ervilhas, a cebolinha e as azeitonas. Espere ferver novamente e acerte o sal e a pimenta.

Introduza aos poucos as farinhas, mexendo sem parar até dar ponto de pasta firme. Imediatamente (sem que esfrie) despeje o cuscuz na forma decorada. Preenchida a forma, faça uma pressão com uma colher para que o cuscuz fique bem compacto. Deixe descansar em lugar fresco ao menos três horas antes de servir.

CUSCUZ CROCANTE (Visconti) 

Ingredientes

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de molho de tomate

Molho de pimenta a gosto

2 xícaras (chá) de farinha de milho amarela

½ xícara (chá) de óleo

2 xícaras (chá) de vegetais picados em cubos pequenos (palmito, tomate, ervilha, milho, vagem, ou outros vegetais que tiver em casa)

Sal a gosto

Salsinha picada

2 xícaras (chá) de Batata-palha Fina Visconti

Preparo – Em uma panela, coloque a água o molho de tomate e o molho de pimenta e adicione a farinha de milho, mexendo sempre; Junte o óleo e cozinhe a mistura por alguns minutos; Acrescente os vegetais, o sal e a salsinha e mexa bem; Espalhe a Batata-palha Fina Visconti no fundo de uma forma com furo no meio; sobre a batata, coloque a massa e molde-a, compactando bem; Deixe a massa esfriar na assadeira e densenforme e sirva.

CUSCUZ NORDESTTINO TRADICIONAL

Ingredientes

3 xícaras de fubá (flocos grandes)

1 xícara de água

1 colher (chá) de sal

Preparo – Em um recipiente, adicione o fubá e umedeça com a água e acrescente o sal. Deixe descansar por 5 minutos. Em seguida coloque água na cuscuzeira até atingir a marca (toda cuscuzeira tem uma marca até onde você deve colocar água). Transfira o fubá para a cuscuzeira. Cozinhe por cerca de 10 minutos.

Se você não tiver cuscuzeira coloque água pra ferver numa panela e em cima coloque uma panela pra cozinhar a vapor com o fubá dentro. Sirva quente com manteiga, ou ovo frito, ou ainda queijo de coalho frito. Coloque 1 colher (sopa) de vinagre na água do fundo da cuscuzeira, isso vai evitar que a panela escureça.

CUSCUZ DE TAPIOCA 

Ingredientes

2 xícaras de tapioca

1 xícara de coco ralado

1/2 xícara de açúcar

1 colher de chá de sal

1 xícara de leite de coco

1 xícara de leite

Preparo – Misturar a tapioca com o coco, o açúcar e o sal. Leve o leite de coco para ferver. Juntar o leite à mistura da tapioca. Descansar por 1 hora, tampado. Despejar o leite por cima do cuscuz. Servir quente.


Link original: https://www.jj.com.br/estilo/receitas/
Desenvolvido por CIJUN