Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Saiba tudo sobre a superpoderosa vitamina D

| 29/06/2014 | 00:00

Ao acessar o site da Organização Mundial da Saúde (WHO), é possível verificar que entre as maiores deficiências vitamínicas, a de vitamina D já é uma pandemia. Segundo o médico Fábio Cardoso, especialista em anestesiologia, longevidade e anti-envelhecimento, vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo.

É também conhecida como calciferol e vitamina antiraquítica. As formas principais são conhecidas como vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal). “Embora seja chamada de vitamina, a substância é, na verdade, um pró-hormônio, ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. É sintetizada a partir de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioleta B do sol”, explica o médico.

Ela também está presente em alimentos – principalmente peixes de água fria –, mas sua concentração neles, de acordo com Cardoso, é pequena e seria suficiente para fornecer apenas 20% das necessidades diárias.


Link original: https://www.jj.com.br/estilo/saiba-tudo-sobre-a-superpoderosa-vitamina-d/
Desenvolvido por CIJUN