Hype

Desfiles do Paris Fashion Week não terão presença de convidados neste mês


Divulgação
Paris Fashion Week
Crédito: Divulgação

Acabou o mistério em torno da presença de convidados nas edições do Paris Fashion Week que ocorrerão neste mês. Seguindo as instruções das autoridades policiais da capital francesa, a Federação da Alta-Costura e da Moda informou às grifes participantes da semana de moda masculina (19 a 24 de janeiro) e de alta-costura (25 a 28 de janeiro) que os eventos não poderão ter público presencial. Apesar disso, podem ser realizados de “portas fechadas” e transmitidos pela internet.

Restrições de público
O lockdown na França acabou no dia 15 de janeiro, mas reuniões físicas continuam proibidas em Paris. Por ora, restaurantes, bares, cinemas, teatros e museus também seguem de portas fechadas, para conter o avanço da covid-19. O toque de recolher entre 20h e 6h continua vigente. Em algumas regiões, com regras mais rígidas, a restrição começa às 18h.

A informação referente ao Paris Fashion Week veio do presidente-executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, Pascal Morand. O órgão coordena o calendário do evento. Morand explicou ao WWD que as instruções da sede policial parisiense referentes a reuniões públicas valem “para desfiles de moda ou qualquer outro evento”.

Apesar disso, as marcas que planejavam realizar desfiles físicos continuarão com a possibilidade de gravá-los para transmissão ao vivo. Pelo cronograma preliminar do evento, divulgado em dezembro, não se sabe ainda quais formatos elas adotarão para apresentar as novas coleções. Na última edição do PFW Men’s, muitas grifes recorreram aos chamados “fashion films”.

Desde que protocolos rígidos de segurança sejam respeitados, as etiquetas também terão a possibilidade de fazer atendimentos individuais em showrooms. O calendário já divulgado para a fashion week masculina reúne desfiles de diversas marcas internacionais ao longo de seis dias. Entre elas, Jil Sander, 1017 Alyx 9SM, Doublet, Issey Miyake, Yohji Yamamoto e Dries Van Noten.

Desfiles masculinos e de couture
Neste mês, os desfiles da Semana de Moda Masculina de Paris, no segmento ready-to-wear, corresponderão à temporada outono/inverno 2021/22. As apresentações de alta-costura, o setor mais luxuoso da moda, serão dedicadas à temporada de primavera/verão 2021.

No PFW Men’s, a expectativa era de que marcas como Louis Vuitton e Dior realizassem desfiles com um pequeno público, se as condições de saúde da cidade permitissem. Com as instruções da polícia, as duas grifes não confirmaram os novos planos ainda. Segundo o WWD, várias etiquetas nem “finalizaram os arranjos” de seus shows até então, mesmo a poucos dias do início do evento.

Formatos de edições anteriores
Entre junho e julho do ano passado, o PFW Men’s e a Semana de Alta-Costura seguiram formato completamente digital. Para isso, o site do PFW virou uma espécie de hub on-line que reuniu todos os conteúdos relacionados às coleções, desde os eventos virtuais até showrooms.

A iniciativa foi uma parceria da Federação da Alta-Costura e da Moda com a empresa de software Launchmetrics. Já os desfiles femininos de primavera/verão 2021 prêt-à-porter, entre o fim de setembro e o início de outubro, adotaram uma programação híbrida, com apresentações físicas e digitais.

Matéria feita para a coluna Ilca Maria Estevão ao portal Metrópoles


Notícias relevantes: