Hype

Xadrez vichy: estampa da estação


Divulgação
Xadrez vichy está em alta
Crédito: Divulgação

Com essência retrô, a clássica estampa vichy foi eternizada na moda pela atriz Brigitte Bardot na década de 1950, ao usar a padronagem em seu vestido de casamento. Entre inda e vindas, o xadrez com visual de toalhas de piquenique ressurge repaginado. O quadriculado com fundo branco retorna nas cores tradicionais vermelho ou preto. Recentemente, passou a ganhar variações em tons pastéis, para alegrar a temporada.

Com duas cores e efeito quadriculado, o vichy é uma variação inglesa do tecido listrado nomeado de guingão. Contudo, no século passado, esse estilo costumava ser produzido na cidade francesa de Vichy, por isso recebeu o nome.

Foi nas décadas de 1940 e 1950 que a estampa quadradinha entrou de vez na moda. Surgiu em biquínis, vestidos, saias e aventais, por exemplo. Ao longo de sua história, o xadrez passou a ser mundialmente conhecido e ganhou um toque de glamour.

O xadrez também marcou presença em figurinos de filmes, como o avental azul e branco de Dorothy, no longa O Mágico de Oz. Não demorou para o vichy riscar as passarelas internacionais, compondo coleções da Dior, Michael Kors e Oscar De La Renta.

No entanto, a estampa clássica ganhou, recentemente, um comeback de forma mais moderna. Para a estação, protagoniza modelagens com mangas bufantes e saias com babados. Também surge em acessórios e calçados.

Vale a pena investir na padronagem, que tem tudo para ser uma das queridinhas do momento. Por ser uma estampa simples e charmosa, fica bem em diversos looks.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: