Hype

Inspire: Meditação respiratória


Divulgação
Meditação
Crédito: Divulgação

Me aqueceu o coração uma ligação que recebi de uma moça que andava tomando remédios para insônia. Primeiro, ela começou a tomar um remédio para induzir o sono, depois outro para mantê-lo e outra pílula para despertar. Fiquei preocupada com o efeito disso a longo prazo e fiz um planejamento de meditação para que ela cumprisse antes de dormir. Toda vez que incentivo a meditação, não cobro resultados. A meditação, yoga e alimentação natural dependem do compromisso de cada um consigo mesmo.

Pois ela me contou que há meses tinha parado com toda a medicação e que já estava conseguindo dormir sozinha, seguindo os conselhos. Que alívio! Com a pandemia, tenho percebido que mais pessoas querem usar a meditação como ferramenta de cura. Obviamente, ao se procurar aplicativos na internet, pode se ter acesso a meditações mais profundas, nem sempre recomendadas para iniciantes ou que sejam feitas sem apoio terapêutico.

Por isso, recomendo sempre começar pelo começo, a meditação respiratória. Preste atenção no seu ritmo respiratório. Inspire pelo nariz, expire pelo nariz. Sinta a temperatura do ar que entra e sai. Faça quantas vezes for necessário para sentir a mente mais calma. Em seguida, faça a meditação contando até quatro. Inspire em quatro, segure a respiração em quatro e solte em quatro. Suba este número até conseguir atingir oito tempos. Inspire em oito, retenha em oito e exale em oito.

Esta é uma magnífica ferramenta para acalmar a mente antes de dormir. Outras ferramentas são o velho e bom chazinho de ervas da vovó, desligar TV e celulares uma hora antes de ir para a cama e cumprir a rotina do sono, ir para a cama no mesmo horário e se levantar no mesmo horário.

A longo prazo, seu cérebro reconhece a técnica e já entra em modo off. É uma bênção ter um sono reparador, fundamental para se manter a clareza, a saúde e até mesmo perder peso. A meditação é a ferramenta mais eficaz para atingir os propósitos, as metas e ter uma vida mais conectada à espiritualidade de si. Namastê!


Notícias relevantes: