Hype

Atins, nos Lençóis Maranhenses

Dunas, lagoas incríveis e um povoado simpático dão um toque para o destino mais atual do Brasil


Divulgação
Atins, nos Lençóis Maranhenses
Crédito: Divulgação

Paraíso ainda a ser descoberto no meio do Parque dos Lençóis Maranhenses, Atins merece ser visitado. O vilarejo é o local ideal para conhecer as belezas naturais e lagoas dos Lençóis Maranhenses, mas tem muito mais.

Para chegar a Atins você desembarca em São Luis, e pode pegar um receptivo com a Guaratur Adventure, que te pega no aeroporto e deixa na sua pousada. De carro até a primeira parada em Barreirinhas são cerca de duas horas. Chegando em Barreirinhas você embarca num veículo 4x4 e começa a aventura até Atins. Pode ir de barco também, mas de offroad são cerca de 1h50 já apreciando as maravilhas do parque.

As lagoas são exuberantes, gigantescas, ficamos imaginando como é possível tanta água em meio a tanto calor e areia. É impressionante passear pelos Lençóis Maranhenses e suas dunas imensas que desvendam paisagens surpreendentes e um visual inesquecível.

Uma das mais famosas é a Lagoa Tropical, ideal para os aventureiros. O lugar é repleto de vegetação verde e de animais, como carneiros, cabras e cavalos, além de um maravilhoso pôr do sol. Para conhecer o local é necessário contratar um guia, como tudo em Lençóis. Os passeios são oferecidos em grupos ou individual, dependendo do seu budget. Vale a pena fazer todos os passeios, é necessário pelo menos uma semana para curtir bem todas as opções.

A Praia de Atins é um paraíso. Esse maravilhoso lugar conta com dunas e um imenso mar azul-esverdeado de águas cristalinas. Lá é possível contemplar um belíssimo pôr do sol e ver o encontro do rio Preguiças com o mar a partir de diversos bares descolados. Nesse ponto turístico, você pode fazer uma caminhada pela praia, nadar do mar e praticar kitsurfe, o ponto principal da praia que reúne a tribo descolada com manobras alucinantes.

Não perca o famoso Canto de Atins, que você pode ir de quadriciclo - aliás se faz tudo de quadriciclo em Atins pois as ruas são todas de areia fofa - sempre com guias pois se perder nas dunas é muito comum. O restaurante do Seu Antonio é a atração do local com seu camarão grelhado. Aliás camarão é a comida principal em Atins.

Outro passeio bacana a partir de Atins é conhecer o parque eólico e a revoada dos guarás, pássaros vermelhos que habitam na região. Você pode negociar com os barqueiros direto na praia de Atins, vale a pena.

Para ficar recomendo a pousada Santa Maria Atins, com uma equipe muito simpática e uma comida maravilhosa. Eles também dão várias dicas e organizam passeios pra você. Um lugar sem frescura, mas que te coloca frente ao mar com o encontro do rio Preguiças. Dormir ao som das ondas e do vento, não tem preço, bem como o café da manhã com a sensação de estar em cima da água. O pôr do sol da pousada é deslumbrante. Atins é um paraíso pouco explorado, portanto organize- se e curta a viagem!


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: