Hype

Exames preventivos para homens

A atenção e cuidado com o próprio corpo deve ser uma preocupação masculina também


Divulgação
Urologista Anuar Mitre
Crédito: Divulgação

Adotar hábitos saudáveis e realizar exames de rotina é fundamental para homens. Segundo o urologista e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Anuar Mitre, os exames preventivos são muito importantes para diagnóstico precoce de uma série de doenças possibilitando a cura de problemas que em décadas anteriores eram diagnosticados tardiamente e em situação bem mais complicada.

Recentemente os homens estão bem mais preocupados com exames preventivos. Muitas vezes por influência das esposas ou por campanhas veiculadas na imprensa e outras por uma maior conscientização.

Segundo Mitre, a atenção e cuidado com o próprio corpo deve ser uma preocupação masculina também. “Hoje se vive mais, busca-se viver com qualidade, portanto o homem deve se cuidar”.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem mais que os homens porque sabem se cuidar. O médico concorda com a pesquisa e explica. “A mulher vive mais que o homem porque sabem se cuidar melhor e são mais disciplinadas”.

O urologista recomenda uma avaliação anual e cita exames importantes para saúde masculina, entre eles, de urina, creatinina (para avaliar a função renal), PSA (quando se eleva pode corresponder a um câncer de próstata), ultrassom do trato urinário e próstata. Além disso, a colonoscopia e endoscopia digestiva alta, com uma periodicidade que depende dos achados em exames anteriores.

“Ultrassom de tireoide, carótidas e artérias vertebrais podem ser preditores de câncer de tireoide e obstruções vasculares que podem levar a um acidente vascular cerebral. Eletrocardiograma e teste de esforço podem demonstrar problemas de arritmias ou sinais de insuficiência coronariana que podem ser diagnosticadas e corrigidas evitando-se morte súbita.

O homem está mais preocupado com sua saúde atualmente, portanto o médico faz algumas recomendações. “Busque sempre hábitos saudáveis, realize exames preventivos e vá regularmente ao médico”, conclui.

Fonte: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)


Notícias relevantes: