Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo, diz ranking internacional

FOLHAPRESS | 14/06/2019 | 13:45

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, atrás apenas da Nova Zelândia e da Islândia (que ocupa a primeira posição há 12 anos consecutivos). A classificação é do recém-divulgado Global Peace Index 2019, que mapeia o estado da paz no mundo todo.

No último levantamento, Portugal ocupava a quarta posição.

Os políticos portugueses, é claro, apressaram-se a comemorar o resultado.

“Estávamos em 18º, há seis anos”, comparou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em conversa com jornalistas justamente durante a cerimônia de entrega de mais de 200 novas viaturas para a GNR (Guarda Nacional Republicana).

O ministro afirmou ainda que a consistência na redução da criminalidade geral e violenta é “é muito importante, antes de mais para os portugueses, mas também para a imagem do país”.

De acordo com o relatório, 2018 foi a primeira vez, em cinco anos, em que a segurança no mundo como um todo mostrou sinais de melhora, ainda que de maneira bastante sutil, com uma média de 0,09% por país.

Entre os países analisados, 86 melhoraram suas condições de paz e segurança, enquanto 76 apresentaram deterioração.
O Afeganistão é agora o país mais inseguro do mundo, ocupando uma posição que nos últimos anos era da Síria, agora considerada a segunda nação mais perigosa.

Brasil despenca

O Brasil registrou a quinta maior queda no índice de paz e segurança, despencando dez lugares em relação ao último levantamento.

O país ocupa agora a 116ª posição no ranking de 163 países.
Na América do Sul, apenas Colômbia, Chile e Uruguai melhoraram suas posições em relação ao ano anterior.

Imagem reprodução


Link original: https://www.jj.com.br/internacional/portugal-e-o-3o-pais-mais-pacifico-do-mundo-diz-ranking-internacional/
Desenvolvido por CIJUN