Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Academia de saúde tem obra parada

| 21/07/2014 | 00:25

Por ser tão populosa, a região dos bairros São José 1 e 2 sofre com a assistência em saúde pública – reclamação comum em Campo Limpo Paulista. Além de pedirem mais médicos e medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), eles sofrem com obras paradas e que poderiam melhorar a área.

No São José 1, por exemplo, na avenida Geraldo Silva, um espaço com obra inacabada tem uma placa indicando que ali seria uma Academia de Saúde. Segundo informações da placa – com apoio do Ministério da Saúde – o local deveria ter sido entregue em dezembro de 2013. Com as portas fechadas, parece desativado. 

Segundo disseram ao JJ nos Bairros, antes do anúncio da passagem da reportagem pelo local, alguns equipamentos foram instalados. Entulhos e maquinário estão deixados no espaço. 

Os bairros têm uma UBS para cada área, a do São José 1 e a do São José 2. “A UBS do São José 1 tem fila de madrugada. Usuários dobram a esquina”, disse uma das moradoras do bairro, Maria Solange Rissab. “Levamos meses para marcar uma consulta. Está tudo errado aqui.”

A Secretaria de Saúde informou que a academia de saúde está em fase final e estão sendo colocados os equipamentos em seu interior. Ainda segundo a pasta, o prédio já havia sido pintado, porém os vândalos danificaram. Assim, em seguida, a sede foi totalmente lixada e será repintada.  Em breve, a academia será inaugurada.

O atendimento será de “fisioterapia”, ao ar livre, de acordo com os programas do Ministério da Saúde. O atraso da obra foi em função de o Ministério da Saúde demorar para enviar a segunda parcela dos recursos.

Sobre as UBSs, a prefeitura diz que são atendidos 3.295 pacientes por mês. Os medicamentos distribuídos, como nas demais unidades, são os da atenção básica; os demais devem ser retirados na Farmácia Distribuidora Central, que registra 18 mil atendimentos por mês.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/academia-de-saude-tem-obra-parada/
Desenvolvido por CIJUN