Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Carvão é fonte de renda familiar

| 06/10/2014 | 00:02

Um dos destaques no bairro Pitangal é a produção de carvão. Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente são pelo menos três carvoarias existentes na região, todas localizadas dentro das propriedades agrícolas, empregando pelo menos 18 pessoas e ajudando 10 famílias. Uma delas é da moradora Clarice Aparecida Tafarello Biasini, que junto com o marido toma conta de um galpão para embalar os carvões que chegam de uma carvoaria localizada em Piracaia (SP), próxima a Minas Gerais.

Ela conta que a queima da madeira é feita na cidade vizinha em uma área da família, mas o embalo é em Jarinu. “Este é o nosso ganha-pão e apesar do trabalho ser duro cuidamos para que sempre continue porque emprega muita gente.”

O produto chega ao consumidor de várias maneiras. Uma delas é a distribuição nos supermercados da cidade ou de municípios da Região, mas também há a venda direta para o consumidor. O final do ano é a melhor época para o segmento, já que o lucro aumenta por conta das festas. “Sempre queremos ter mais lucros, mas nem sempre é assim porque a procura aumenta ou diminui conforme a época.”

Equipados com máscaras e luvas, os carvoeiros se utilizam de um grande ventilador para dispersar o pó que sai no momento em que o carvão é manipulado. Isso garante que o ambiente não fique carregado.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/carvao-e-fonte-de-renda-familiar/
Desenvolvido por CIJUN