Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cidade Nova 2 denuncia esgoto descartado em terrenos públicos

| 03/06/2014 | 01:36

Com apenas 16 ruas, o Cidade Nova 2 pertence a Várzea Paulista e está localizado entre o Cidade Nova 1, em Jundiaí, e os quatro bairros do Jardim América, pertencentes ao município varzino. Mesmo sendo pequeno, um básico problema ainda causa transtorno entre os moradores. Despejado irregularmente, o esgoto da região percorre pontos naturais de área verde e espaços públicos, representando uma ameaça para o meio ambiente local.

É o caso da rua Pavão, uma pequena e isolada via na parte norte do bairro. Na casa do funileiro Mauro Polido, 49, uma bela área verde faz divisa com os fundos da residência. “O espaço é lindo, mas até hoje a Sabesp não ligou o encanamento das famílias que moram nesta rua”, explica. Com isso, todos dejetos das propriedades são escoados para a mata. “É um absurdo, pois isso prejudica a natureza. Os moradores querem colaborar, mas a Sabesp precisa se mover”, comenta. 

Caso similar acontece na rua Gaivotas. De acordo com os moradores, todos encanamentos de água das casas direcionam o esgoto para um terreno público ao lado da rua Faisão, que fica em um nível abaixo da primeira rua. “Queremos solução para o problema, pois há dias em que o mau cheiro é desconfortável”, admite a comerciante Marli Benevente, 39, que mora na rua Gaivotas.

Até no limite territorial do Cidade Nova 2 com o Jardim América 1 – bairro já visitado pelo JJ nos Bairros – o problema é encontrado. Na rua Mary Bandini Moya Aprilanti, o morador Adelino Aires Milani, 47, enfrenta problemas estruturais em sua casa devido ao esgoto acumulado abaixo do solo, que escoa da rua Barretos. “Já fiz dois protocolos na prefeitura, pedi por solução, mas até agora nada.” Neste local, a reportagem do JJ nos Bairros percebeu, inclusive, larvas de insetos nos poços de água parada.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/cidade-nova-2-denuncia-esgoto-descartado-em-terrenos-publicos/
Desenvolvido por CIJUN