Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Esgoto é desafio para Sabesp

| 08/09/2014 | 00:04

Um desafio comum para as ruas e avenidas visitadas pelo JJ nos Bairros durante a passagem do programa pela região do Nova Trieste é a ligação da rede de esgoto. Hoje, moradores do Nova Trieste, Morada Alta, Nicola Taffarelo, Vila Paraíso e Campos dos Aleixos ainda não contam com o esgoto encanado, e por isso dependem de fossas.

“Gasto R$ 480 a cada seis meses para limpar a fossa da minha casa. É muito dinheiro, se a rede da minha rua já estivesse ligada a situação seria bem diferente”, afirma Osvaldo Vizentin, 67, residente na Vila Paraíso. O aposentado também comenta a dificuldade em conseguir a limpeza gratuita, por meio do poder público de Jarinu. “Já fiz a solicitação duas vezes para receber o caminhão da prefeitura, mas até hoje eles não vieram na minha casa. Por isso tenho que por a mão no bolso e pagar pela limpeza particular.”

A Sabesp, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto e distribuição de água no município, explica que a região do bairro do Nova Trieste – incluindo a Vila Paraíso – passa por processo de implantação das redes coletoras de esgoto. Em paralelo, acontece a construção da nova estação de tratamento de esgotos (ETE), que será responsável pelo tratamento do efluente gerado em todos os bairros do município.

Outros equipamentos da concessionária são realidade no bairro, como a Estação de Água Elevatória Tratada (EEAT) e dois reservatórios da rua Carlos Gomes que abastecem o Nova Trieste, com capacidade para 100 m³ e 1000 m³ de água. Próximo ao local, no Trieste, uma grande Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) coleta e trata os efluentes de diversos bairros da cidade, incluindo o Centro.

Investimentos – A Sabesp adianta também que o sistema de esgotamento sanitário de Jarinu já recebeu investimentos da ordem de R$ 11,3 milhões. A previsão da companhia é que até o fim deste ano as instalações e procedimentos estejam em operação, atendendo os 26 mil habitantes da cidade.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/esgoto-e-desafio-para-sabesp/
Desenvolvido por CIJUN