Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Falta de iluminação e ruas de terra são problemas no bairro Soares

| 28/09/2014 | 22:50

O bairro Soares, na região Sul de Jarinu, faz limite com Campo Limpo Paulista e mantém as características rurais das cidades do interior, sendo composto por casas e chácaras residenciais, sem contar com grandes comércios ou serviços. Por este motivo, a principal dificuldade dos moradores é a ausência de infraestrutura – como falta de postes iluminados e ruas de terra – presente em todos os pontos da região.

Morador da rua dos Cedros, o ferramenteiro Edson Santos, 39, afirma que luminárias para os postes já foram solicitadas por todos os vizinhos, inclusive com a realização de reuniões com a comunidade e por meio de pedidos à prefeitura. “Em especial queremos cuidar da nossa segurança, pois já tentaram, por algumas vezes, invadir as chácaras da nossa rua”, comenta.

Uma alternativa adotada pela própria população foi a instalação de luminárias particulares na fachada das casas, para coibir as tentativas de assaltos.

Outro problema presente é a grande quantidade de poeira gerada pelas ruas de terra. Moradora da rua da Servidão 1, a comerciante Marta Rosa Rodrigues, 42, diz que a falta de chuvas atrapalha a rotina na porta da sua casa. “Os carros passam e levantam muito pó, além dos pontos que ficam esburacados”, lamenta.

Próximo ao local, a avenida Cipriano Perobeli foi a única via a receber pavimentação nos últimos meses. Responsável por interligar os bairros Maracanã, Soares e Estância Figueira Branca, a parte final da via, na altura do limite entre Jarinu e Campo Limpo, ainda não recebeu pavimentação.

Durante a passagem do JJ nos Bairros pelos pontos, os moradores também fizeram queixas sobre a falta de galerias para escoar água das chuvas. No Estância da Figueira Branca, a ausência desses canais faz com que, em dias de chuvas, as águas não sejam escoadas para reservatórios apropriados. Por este motivo, as casas e chácaras sofrem com a grande quantidade de barro formado pela terra molhada. Em vias onde as moradias ficam abaixo do nível da rua, o barro invade as residências e causa transtornos variados.

Justificativas – Por meio de nota, a Secretaria de Obras e Urbanismo de Jarinu informa que a avenida Cipriano Perobeli vai receber os trabalhos de implantação do asfalto no prazo de 15 dias. Sobre as ruas menores que compõem o bairro, como a Servidão 1, a pasta explica que não há planejamento para a pavimentação desses pontos. A Elektro, concessionária de energia elétrica do município, foi procurada para esclarecer o problema da falta de iluminação, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/falta-de-iluminacao-e-ruas-de-terra-sao-problemas-no-bairro-soares/
Desenvolvido por CIJUN