Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Passageiros são previstos para 2020

| 13/10/2014 | 00:05

Além de restaurada a estação, há expectativas do uso da linha férrea – que passa por Louveira – por passageiros. O que foi feito durante muitos anos ainda teria grande serventia para a cidade, sobretudo, na ligação com São Paulo.

Conforme informou a prefeitura, o governo estadual anunciou recentemente que irá investir, por meio de uma parceria público-privada (PPP) no transporte de passageiro sobre trilhos. A previsão de entrega da linha São Paulo-Americana, que inclui a parada em Louveira, está prevista, porém, só para 2020.

Essa é a mesma linha prometida para passar também em Jundiaí, partindo de Água Branca e passando ainda por Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré, Nova Odessa e, então, Americana.

Segundo anunciou o governo, serão 135 quilômetros de extensão e a viagem total levará 1h29 com custo da passagem superior ao dos ônibus.

Chamada de Trem Inter-Cidades (TIC), a linha será, como intenciona o governo estadual, toda construída em superfície, a partir da Água Branca.
Embora bem mais extenso do que uma linha de metrô subterrâneo, a obra custará menos, cerca de 5 bilhões de reais.

O leito de circulação das composições aproveitará a velha malha da São Paulo Railway e da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, fundadas no século 19, onde ainda operam serviços de carga das empresas de logística ALL e MRS, como se vê na estação de Louveira. A prefeitura ainda prevê o trem turístico para a cidade e já conversa com a CPTM.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/passageiros-sao-previstos-para-2020/
Desenvolvido por CIJUN