Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pinhal e Tijuco Preto fazem parte dos 30% de área agrícola da cidade

| 14/09/2014 | 22:30

Com uma população de três mil pessoas, a região que envolve os bairros Pinhal, Tijuco Preto, Machadinho e Rio Abaixo é conhecida em Jarinu como propícia para agricultura. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, a região está dentro dos 30% de área agrícola da cidade: uma ótima fatia para a economia da Região que ainda resiste com o avanço da área industrial.

Com vastas pastagens, as terras, tipicamente colonizadas por italianos, concentram grandes fazendas que aproveitam o pasto farto para a criação de gados e cavalos, mas o carro-chefe é mesmo a produção de hortifrúti, com destaque para a produção de vagem, berinjela, jiló, brócolis e até couve-flor. A produção abastece feirantes e também os Centros de Abastecimentos do Estado.

A secretária da pasta, Mariliza Scarelli Soranz, conta que os agricultores recebem incentivos para que não deixem suas propriedades. A agricultura ainda é o grande foco da economia porque a extensa área verde é muito produtiva e ideal para que as plantações ocorram.

Outro ponto forte da região é o cultivo do morango. Jarinu concentra cerca de 30 hectares só para morango, com pelo menos 65 mil plantas por hectare. A ideia, segundo a secretaria, é incentivar os produtores oferecendo boas estradas para o escoamento de mercadorias, disponibilização de máquinas e implementos (como grade aradora e roçadeira) para aqueles que não têm condições de comprá-las.

A secretária de Agricultura reforça que a pasta oferece cursos para os agricultores. Este ano foram quatro cursos voltados para inseminação artificial em bovinos, manejo de gado adulto, manejo em vaca leiteira.

Duas vezes ao ano é feita a campanha de coleta de embalagens de defensivos agrícolas, que consiste na coleta e destinação correta das embalagens. A preocupação da secretaria é dar ao produtor todo o respaldo e incentivo necessário para que ele continue trabalhando na terra.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta segunda (15)


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/pinhal-e-tijuco-preto-fazem-parte-dos-30-de-area-agricola-da-cidade/
Desenvolvido por CIJUN