Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pragas se proliferam em terreno público

| 27/05/2014 | 04:50

Um amplo espaço que serve de passagem para pedestres entre as ruas Araré e Guaíra, no Parque Guarani – ao lado da Vila Popular -, está abandonado pelo poder público. Com mato alto, o terreno de responsabilidade da prefeitura serve para que pragas urbanas – como ratos, baratas e aranhas – se proliferem.

Moradora de uma casa que fica em frente ao local, Marilza Coutinho de Matos Souza, 49, já matou muitos ratos que invadiram sua residência. “Eles vêm do matagal, não temos o que fazer. Há muito espaço para eles se reproduzirem”, afirma. Depois de tantos incômodos com os roedores, a auxiliar de enfermagem passou a adotar técnicas de combate contra os animais.

“Minha casa vive fechada e agora coloco proteções nos vãos da porta e do portão.” Vizinho de Marilza, o aposentado Celestino Souza de Oliveira, 68, assumiu há muito tempo a responsabilidade que deveria ser da prefeitura. “Eu corto o mato e tiro o lixo que fica espalhado pelo local, pois não quero morar em frente à sujeira.”

Quando anda pela calçada, a dificuldade de Celestino se locomover é notada, já que a via não conta com concreto e os desníveis atuam como obstáculos para todos pedestres que por ali transitam. Próximas ao local, uma creche municipal e a UBS do bairro funcionam de segunda a sexta-feira. Sendo serviços essenciais para a população, o entorno desses espaços deveriam motivar o poder público a cuidar mais da limpeza do espaço urbano.

Ações
Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura Urbana esclarece que a área reclamada pelos moradores é muito extensa, o que dificulta o trabalho da fiscalização. A limpeza no local é feita duas vezes por ano, mas, por conta da reclamação dos moradores, uma nova intervenção será feita em 15 dias no local.

O benefício deve atingir diretamente a creche que fica no espaço, pois o terreno passará a contar com novas vagas de estacionamento para funcionários e visitantes da instituição. Além disso, acesso para vans escolares estão previstos. Estas ações, de acordo com o poder público, deixarão o espaço mais limpo e garantirão a mobilidade de pedestres e automóveis.


Link original: https://www.jj.com.br/jj-nos-bairros/pragas-se-proliferam-em-terreno-publico/
Desenvolvido por CIJUN