Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Folhas fabricam suco de luz

| 20/05/2014 | 16:33

Fotossíntese. Esse é o nome do processo pela qual a planta, exposta à luz solar, transforma água e dióxido de carbono do ar em açúcares que mantêm viva a planta. E quem trabalha duro nessa atividade são as folhas das plantas. Com formatos e tamanhos variados, as folhas têm funções parecidas, e a principal delas é a fotossíntese. Um subproduto da fotossíntese, o oxigênio, é fundamental tanto para as plantas como para os animais. Sem oxigênio, não haveria vida no planeta.  

Formatos
Como as plantas são expostas de maneira diferente à luz solar, elas têm folhas de formatos diferenciados e adaptados às suas necessidades. Em algumas plantas, por exemplo, os caules são empurrados para cima, para competirem com outras espécies pela luz do sol. As que crescem perto do chão abrem seus ramos para captar luz suficiente.

Desenho
Em cada planta, o desenho da folha não é ao acaso, mas específico para receber os raios solares. Cada folha se prende ao caule em tal posição e ângulo que lhe permite receber a luz necessária e sem que haja superposição com outras folhas. Quanto à forma, existem as folhas simples, com lâmina única presa ao caule, e as folhas compostas, subdivididas em vários folíolos menores. A identificação das formas de folhas compostas depende da disposição dos folíolos no caule.

Poros
Outra função da folha é a de regular, por meio dos estômatos, a quantidade de água que flui pela planta. Esses estômatos, ou poros, servem de abertura para a atmosfera e ajudam a controlar quanto de água passa pelo vegetal. As folhas também regulam a força de absorção de umidade pelas raízes. E mesmo depois de caídas no chão, elas também são muito úteis. Os produtos por elas fabricados ao longo de sua vida se decompõem e acrescentam ao solo os ingredientes essenciais para o florescimento de diversas espécies vegetais.

Cuidado
Por sinal, folha não é para ser arrancada, quebrada, rasgada… Nada de passar pela planta como quem não quer nada e – zap! – arrancar uma folhinha. Se não for cuidar dela, pelo menos deixe a planta em paz. Ela é fundamental para todos que vivemos neste planeta chamado Terra.


Link original: https://www.jj.com.br/jotinha/folhas-fabricam-suco-de-luz/
Desenvolvido por CIJUN