Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Projeto para fazer cientistas

| 21/06/2014 | 00:05

Que tal fazer experiências práticas de ciências? Incentivar a nova geração, despertar a curiosidade e estimular o raciocínio é o desafio do Projeto Descubra, que busca desenvolver no estudante as características de um verdadeiro pesquisador. Pensado para utilização em escolas, o objetivo do “Descubra” é fazer com que as crianças, ao se familiarizarem, desde cedo, com os fenômenos naturais de química, biologia, física e matemática, por meio de estudos e experimentos práticos em sala de aula, aprendam a trabalhar em equipe e assumam um rodízio em diversas funções especializadas (ajudante de montador, montador, observador e coordenador).

Essa vivência em sala de aula se dá por meio de materiais compostos por equipamentos laboratoriais para as crianças realizarem experimentos 100% práticos. Além dos kits, há livros que orientam as atividades didáticas e práticas, sugerindo perguntas relacionadas às experimentações, que coloca o aluno não apenas em contato com a ciência, mas com o mercado de trabalho e o mundo da pesquisa.

“O projeto levanta questões e faz com que o aluno reflita sobre determinados fenômenos, despertando cada vez mais o interesse”, afirma o prof. Egídio Trambaiolli Neto, um dos seus idealizadores.

 

 


Link original: https://www.jj.com.br/jotinha/projeto-para-fazer-cientistas/
Desenvolvido por CIJUN