Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

12º GAC coloca 50 leitos à disposição em sua sede

ARIADNE GATTOLINI | 09/04/2020 | 05:00

O prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) visitou ontem (8) a sede do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e foi recepcionado pelo comandante tenente-coronel Tiajara Mesquita que colocou 560 militares e as dependências do local para uso da saúde pública.

Acompanharam a visita os gestores Paulo Sérgio Giacomelli Stel (Jacó), da Segurança Pública, Tiago Texera, da Saúde e Aloysio Queiroz, do Gabinete de Gestão Integrada. Foi acordado que se necessário, 50 leitos de baixa complexidade poderão ser criados no local.

O comandante afirmou que o Ministério da Defesa orientou o Exército a apoiar os poderes públicos locais.

Em Jundiaí, o 12º GAC já colabora com a desinfecção de locais públicos e a montagem de cestas básicas para pessoas em vulnerabilidade social. “Colocamos nossos homens, leitos e barracas à disposição do município neste momento de pandemia”, afirma.

A crise por conta da pandemia de coronavírus é avaliada diariamente pela gestão municipal de saúde.

Dessa forma, os graus de risco são monitorados. Por enquanto, o Hospital São Vicente de Paulo, que concentra os casos de covid-19, está com 50% da capacidade de sua UTI utilizada. Até a segunda quinzena de abril, os 83 leitos atuais de UTI passarão a 116. Quando a utilização destes 116 leitos chegar a 80%, um hospital de campanha terá de começar a funcionar. (veja dados atualizados do covid-19 em Jundiaí).

Por conta disso, os gestores foram avaliar as dependências do 12º GAC, que disponibilizou dois pavilhões, onde cabem 25 camas cada. “Se tivermos de utilizar esse local, para cá virão pessoas com quadros mais leves”, afirmou o gestor de Saúde, Tiago Texera.

O comandante Tiajara Mesquita mostrou à reportagem do JJ que consegue montar as camas de campanha em sete minutos, garantindo celeridade ao atendimento. Mais de 50 homens participaram desta operação na manhã de ontem durante a visita. No local já existem banheiros com chuveiros.

Texera afirmou que há camas sobressalentes no São Vicente, que foram trocadas por mais novas nos últimos meses. Desta forma, viriam para o hospital de campanha. Em relação a funcionários, além das contratações que estão sendo feitas, profissionais que atuam no atendimento básico também poderão ser deslocados.

O prefeito Luiz Fernando afirmou que toda uma logística seria encampada para que o acesso fosse controlado ao 12º GAC, para que não houvesse cruzamento de pessoas infectadas. “Além disso, traríamos um gerador de energia para cá para garantir o funcionamento de equipamentos, como respiradores”, afirmou.

.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/12o-gac-coloca-50-leitos-a-disposicao-em-sua-sede/
Desenvolvido por CIJUN